Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Adapec Realizou Coleta Em Mais De 60% Das Propriedades Do Estudo Sorológico e Clínico Em Suínos

Data do post: 09/05/2023 19:38:35  Imprimir

AdapecEstudo deve ser concluído até 31 de maio.

Chegando à fase final do estudo de vigilância sorológica e clínica em suínos, nas criações de comércio local e tecnificadas no Tocantins para monitoramento da Peste Suína Clássica (PSC), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) já realizou coleta em mais de 60% das propriedades e as amostras já estão sendo analisadas no laboratório Instituto Biológico de São Paulo, que é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esta ação faz parte do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Suínos, Regina Gonçalves Barbosa, explicou que esta é a segunda fase do estudo, que após colheita das amostras em campo, passam por um processo no setor de recepção e triagem na Adapec. “Esta fase é importante porque ela avalia a qualidade das amostras, estado de conservação e formulários,” explicou.

No Tocantins, o estudo está sendo realizado em 127 propriedades de 73 municípios. Este trabalho iniciou em abril e será concluído até o dia 31 de maio. “O setor de recepção e triagem da Adapec está recebendo as amostras que chegam de todo o estado, encaminhadas pelas equipes que estão em campo. Estas amostras são recebidas até as sextas-feiras e encaminhadas para o laboratório nas terças-feiras, portanto, acreditamos que o trabalho em campo e a segunda fase do estudo será concluído dentro do prazo previsto,” esclareceu Regina Barbosa.

O Tocantins possui status internacional de zona livre da PSC. Este trabalho de vigilância clínica e sorológica, representa a principal atividade para demonstrar que o Estado continua livre dessa doença. Ou seja, é uma importante ferramenta em saúde animal, que permite a comprovação da ausência dessa doença no rebanho suíno e permite a detecção precoce de doenças, facilitando o controle e a erradicação. Esta é uma das exigências da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para certificação e manutenção de zonas livres de doenças.

Fonte: Adapec

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.