Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Referência Nacional Em Desospitalização e Cuidado Domiciliar

Data do post: 18/07/2023 21:40:08  Imprimir

DivulgaçãoO Estado do Tocantins conquistou uma posição de destaque no cenário nacional ao alcançar o sétimo lugar no ranking de desospitalização nos hospitais brasileiros. De acordo com os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), divulgados durante o 19º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, realizado em São Paulo (SP), o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) tocantinense superou estados renomados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará.

Essa conquista é resultado do comprometimento do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-TO), que oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o serviço de atenção domiciliar, conhecido como Programa Melhor em Casa (PMeC). Esse programa tem como objetivo retirar o paciente do ambiente hospitalar e proporcionar o seguimento do tratamento no conforto de seu lar. A desospitalização contribui para evitar internações desnecessárias, promovendo uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes, que recebem atendimento multiprofissional em casa, com o apoio de seus familiares.

Emerson Cardoso de Paiva, cuidador responsável pelo acompanhamento da paciente Maria Alves de Paula, de 78 anos, atendida pelo Serviço, relata sua experiência positiva: "As visitas são semanais e a paciente é atendida por médicos, enfermeiros, nutricionistas e até mesmo dentistas. O atendimento oferecido pela equipe do Programa Melhor em Casa é excelente, não tenho nenhuma reclamação, só elogios".

A coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar/Programa Melhor em Casa do Hospital Geral de Palmas (HGP), Maria das Graças Vieira Rios, comemora o sétimo lugar conquistado pelo Estado e ressalta que a equipe da SES-TO já está empenhada em ampliar os serviços oferecidos. No HGP, são atendidos 165 pacientes por mês, e o objetivo do programa é desospitalizar, levando os melhores cuidados aos pacientes em suas residências e garantindo uma maior rotatividade de leitos para possibilitar novos atendimentos. Entre os 27 estados brasileiros, alcançar o sétimo lugar nesse ranking é um resultado extremamente positivo.

A coordenadora Maria das Graças destaca que as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) já estão mobilizadas para melhorar e ampliar os serviços. "Está no nosso planejamento priorizar os municípios que já possuem o Programa, como Gurupi, Araguaína e Porto Nacional, a fim de aprimorar nossos índices de desospitalização", afirmou.

O SAD é composto por uma equipe multiprofissional que engloba médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais. Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa ser indicado e passar por uma avaliação criteriosa. Geralmente, são atendidos pacientes de média e alta complexidade. Gustavo Jaime Coelho, odontólogo do Programa Melhor em Casa do Hospital Geral de Palmas da SES-TO, explicou: "Após a admissão no Programa, realizamos uma avaliação completa das necessidades do paciente e elaboramos um plano de ação individual. Se necessário, até mesmo equipamentos hospitalares são levados para a residência do paciente. As visitas podem ocorrer de uma a duas vezes por semana, e em algumas situações o paciente recebe visitas diárias, sendo atendido até receber alta médica".

O Estado do Tocantins tem se destacado como uma referência no cuidado domiciliar, investindo em serviços de qualidade que promovem a desospitalização e proporcionam uma atenção mais humanizada aos pacientes. Com a ampliação desses serviços e o contínuo aprimoramento da equipe, é esperado que os índices de desospitalização do Estado melhorem ainda mais, beneficiando cada vez mais pessoas e contribuindo para uma saúde mais eficiente e acessível.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.