Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

PM Conscientiza População Da Região Centro Norte Da Importância Do Combate à Violência Contra a Mulher

Data do post: 04/09/2023 19:49:28  Imprimir

DivulgaçãoPalestras realizadas pelo 3º BPM alcançaram público de quase mil pessoas.

Em agosto, para chamar a atenção ao enfrentamento da violência contra a mulher, a Polícia Militar do Tocantins, por meio do 3º Batalhão de Polícia, realizou 15 palestras e participou de eventos em escolas municipais e estaduais, órgãos públicos,  empresas e veículos de comunicação das cidades de Itacajá, Itapiratins, Tupirama e Pedro Afonso.

A iniciativa integra a campanha Agosto Lilás, que visa dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres, esclarecendo sobre as formas de violência doméstica e familiar, os direitos das mulheres e a necessidade da igualdade de gênero.

Nas palestras, entre outros aspectos, foi destacada Lei 11.340/06, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, que completa 17 anos em 2023, e foi criada para amparar as mulheres vítimas de violência física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

As apresentações, marcadas por muita interação com o público, foram ministradas pela cabo Mahianna Maciel, os soldados Ailton Magno Venâncio da Silva e Márcio Antônio de Araújo, e o 2° tenente Francisco Xavier de Brito.

No total, as palestras atenderam um público estimado em 1.000 pessoas.

O 3º BPM também apoiou a Caminhada de combate à violência doméstica contra a mulher, em Pedro Afonso, e o comandante da unidade, tenente-coronel Vinícius Dourado Moreira Lima, participou de um bate-papo sobre o tema na Rádio Vale FM, de Pedro Afonso, ao lado da promotora de justiça Jenifer Medrado Ribeiro Siqueira, da defensora pública Teresa de Maria Bonfim Nunes e do delegado da Polícia Civil Nivaldo Antunes Siqueira.

Conscientização é fundamental

As atividades realizadas pelo 3º BPM durante o Agosto Lilás foram bem avaliadas pelo público. Ao lembrar que casos de violência contra a mulher já são comuns nas comunidades indígenas, a professora da Escola Indígena Mangabeira, que fica no município de Itacajá, Maylla Barbosa de Souza Azevedo, afirmou que abordagem feita pela cabo Mahianna permitiu a compreensão dos participantes.

“A escola tem um papel fundamental em conscientizar os alunos que serão futuros pais de família e a presença da Polícia Militar dentro da comunidade, sendo parceira no trabalho de conscientização, tem sido muito importante”, disse a educadora.

Já a diretora do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual de Itacajá, Sofia Tavares Miranda, destacou que as informações recebidas mostram que a mulher deve ser respeitada, lutar por seus direitos e jamais aceitar qualquer tipo de agressão.

Para o tenente-coronel Vinícius, as ações conscientização e educação da população são fundamentais no combate à violência contra a mulher e o trabalho integrado com as instituições pode contribuir para diminuir essa prática que, infelizmente, ainda é tão comum. “Trabalhar de forma integrada, com a participação de vários órgãos, para prevenir esse tipo de delito é fundamental porque deixa as nossas instituições em alerta para que possamos estar sempre empenhados em reduzir os lamentáveis indicadores de casos de violência que, muitas vezes, levam até mesmo a mortes de mulheres”, disse o comandante do 3º BPM, que também agradeceu as instituições parceiras.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.