Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Dia D Operação Shamar: Polícia Civil Cumpre Mandado De Prisão e Realiza Ações Educativas De Norte a Sul Do Tocantins

Data do post: 15/09/2023 12:05:58  Imprimir

A Polícia Civil do Tocantins desencadeou nesta quinta-feira, 14 de setembro, o Dia D da Operação Shamar, uma iniciativa que combinou ações repressivas e educativas em todo o estado, focando no enfrentamento à violência doméstica e familiar. As equipes das delegacias especializadas de Atendimento à Mulher e de Vulneráveis (Deam e Deamv) se mobilizaram em 12 cidades tocantinenses, abrangendo um amplo território que inclui Palmas, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Colinas, Miracema, Guaraí, Paraíso, Porto Nacional, Gurupi e Arraias.

O propósito fundamental dessa ação foi divulgar os canais de denúncia, com destaque para o aplicativo Salve Mulher, que possibilita solicitar medidas protetivas por meio do celular. A diretora de Polícia do Interior e coordenadora das delegacias especializadas, delegada Ana Carolina Braga, enfatizou a importância de denunciar casos de violência contra a mulher, destacando que a maioria das vítimas de feminicídio no estado não registra ocorrências anteriores. Isso ressalta a responsabilidade de toda a sociedade em prevenir crimes mais graves. A Polícia Civil enfatiza que está pronta para ajudar a interromper o ciclo de violência e punir os agressores.

Em Gurupi, durante a operação, as equipes conseguiram prender um homem de 26 anos, que estava foragido da Justiça por homicídio e violência doméstica. O homicídio ocorreu em 2017, e o agressor também estava constantemente envolvido em casos de violência doméstica contra sua companheira. Após a prisão, o homem foi encaminhado para uma unidade prisional na cidade, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

As equipes da 9ª Deamv, também em Gurupi, realizaram ações de conscientização nas ruas e avenidas da cidade. Além disso, fizeram visitas solidárias para verificar se as medidas protetivas estavam sendo cumpridas e ofereceram apoio psicológico às vítimas, quando necessário. A 7ª Delegacia Regional de Gurupi, por meio de uma psicóloga especializada, intensificou os protocolos de atendimento psicológico para casos dessa natureza.

O delegado regional Joadelson Albuquerque enfatiza que a operação, que começou em agosto e terminou em 14 de setembro, desempenhou um papel crucial não apenas na conscientização das mulheres e no reforço dos protocolos de atendimento psicológico, mas também na demonstração do compromisso duradouro e contínuo da Polícia Civil do Tocantins em combater a violência doméstica e contra a mulher.

Em Tocantinópolis, as equipes da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis cumpriram um mandado de busca e apreensão relacionado a um caso de compartilhamento de imagens íntimas sem autorização. Três mulheres denunciaram que um homem com quem tiveram contato teria tirado fotos íntimas delas sem permissão e estava compartilhando essas imagens em grupos de mensagens. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos o celular do suspeito e um pendrive.

Em Pedro Afonso, a Polícia Civil do Tocantins realizou uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, abordando suas principais características para a comunidade, especialmente para os servidores da Secretaria da Saúde. O objetivo foi conscientizar a população sobre as ações necessárias para combater a violência doméstica. Durante o evento, vários delegados discutiram o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil na redução dos crimes de violência doméstica e contra a mulher, explicando os aspectos da Rede de Proteção à Mulher da qual a Secretaria da Segurança Pública faz parte.

A Polícia Civil continuará investigando casos de violência doméstica, ouvindo testemunhas, interrogando agressores e conduzindo as diligências necessárias. O delegado Bernardo Rocha expressou sua satisfação com os resultados das ações, destacando que foi possível avançar em vários inquéritos para esclarecer casos de violência doméstica e responsabilizar criminalmente os agressores. A operação Shamar reafirma o compromisso da Polícia Civil em promover um ambiente mais seguro para todas as mulheres no Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.