Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Polícia Militar e Os 35 Anos Do Tocantins: Histórias De Lutas e Avanços

Data do post: 04/10/2023 14:49:30  Imprimir

DivulgaçãoO Tocantins, o mais jovem estado brasileiro, está celebrando 35 anos de existência, e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) comemora seus 34 anos de atuação. Embora separados por meses, as trajetórias de ambas as instituições estão entrelaçadas, marcando o progresso deste estado em constante crescimento.

No dia 5 de outubro de 1988, através do artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, o Estado do Tocantins nasceu. Em 1º de janeiro de 1989, o então Governador José Wilson Siqueira Campos incorporou a Polícia Militar no organograma estadual por meio da Medida Provisória nº 001, delineando a estrutura básica do Poder Executivo.

A história da PMTO é inseparável da criação do Tocantins. Ambos cresceram juntos ao longo destas três décadas, enfrentando desafios e celebrando conquistas. A jornada do Tocantins começou muito antes, com discussões sobre a separação do norte goiano e a criação da Província da Boa Vista do Tocantins. A constituição de 1988 finalmente consagrou a emancipação de Goiás, dando origem ao Tocantins.

A PMTO foi inicialmente composta por 1.137 policiais vindos de Goiás, que optaram por permanecer no novo Estado. Em 9 de novembro de 1989, a instituição formou sua primeira turma com 122 policiais militares, um marco fundamental para seu início.

Ao longo desses 35 anos, a Polícia Militar enfrentou desafios monumentais. Inicialmente, os policiais eram provenientes de Goiás, enfrentando dificuldades esperadas dado o nascimento simultâneo da PMTO e do próprio estado do Tocantins. A primeira sede do Quartel do Comando Geral (QCG) foi estabelecida em Miracema do Tocantins em 1989. Hoje, o QCG está localizado em Palmas, com uma estrutura inaugurada em 21 de abril de 2002.

O avanço é evidente. A entrada de 958 novos soldados na PMTO em 2023 representa um passo significativo. Embora esses novos policiais não enfrentem os mesmos obstáculos que seus antecessores, eles compreendem a missão constante da PMTO: preservar a ordem pública em todo o território tocantinense.

Entre os pioneiros que decidiram permanecer no Tocantins estava o Coronel PM Francisco Osvaldo Mendes Mota, o primeiro Comandante-Geral da PMTO. Ele liderou a instituição de janeiro a julho de 1989, enfrentando dificuldades como a falta de uniformes e veículos. O Coronel Mota, que possui o número 01 no registro militar da PMTO, sempre acreditou no potencial da instituição. Seu trabalho e o esforço dos primeiros policiais pavimentaram o caminho para o que a PMTO é hoje: uma instituição respeitada e admirada.

A PMTO conta agora com uma nova geração de policiais, como o Soldado Carlos Eduardo Ferreira da Silva, que ingressou na corporação em 2023. Para ele, fazer parte da PMTO é motivo de orgulho. Sua presença e a de outros policiais capacitados garantem a segurança dos tocantinenses.

Tanto o Soldado Eduardo quanto o Coronel Mota testemunharam a evolução da PMTO. Hoje, a instituição é um modelo para todo o Brasil, resultado do esforço, dedicação e perseverança dos que estiveram lá desde o início.

Hoje, o Tocantins e a PMTO vivem seu melhor momento. Com estruturas completas, cursos de capacitação, novos policiais e operações bem-sucedidas, ambos têm muito a comemorar. Apesar das transformações em 35 anos, tanto a PMTO quanto o Tocantins têm um futuro promissor pela frente, sempre mantendo seu foco inabalável: zelar pela segurança e pela paz dos tocantinenses.

Parabéns, Tocantins, pelos seus 35 anos de história! Que continuem trilhando o caminho do progresso, proporcionando um lugar maravilhoso para se viver, protegido pela dedicada Polícia Militar do Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.