Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Plantio De Algodão Autorizado No Tocantins: Cotonicultores Devem Atentar Para As Diretrizes Da Adapec

Data do post: 16/11/2023 20:35:49  Imprimir

DivulgaçãoA partir da próxima terça-feira, 21 de novembro, os cotonicultores do Tocantins receberão luz verde para iniciar o plantio de algodão. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) destaca a importância do cadastro obrigatório das propriedades produtoras, cujo prazo se estende até 15 de janeiro para a primeira safra (sequeiro) e até 15 de março para as áreas plantadas a partir do dia 15 de janeiro, conhecido como algodão safrinha.

O vazio sanitário do algodão, que teve início em 20 de setembro, chegará ao fim na segunda-feira, 20 de novembro. Cleovan Barbosa, responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle do Bicudo do Algodoeiro, enfatiza que o objetivo desse período foi prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, uma praga prejudicial à cultura do algodão. Durante o vazio sanitário, a Adapec monitorou as áreas de plantio, assegurando a ausência de plantas com riscos fitossanitários, interrompendo o ciclo de produção para evitar o fortalecimento de pragas como o bicudo do algodoeiro.

Os cotonicultores são lembrados pela Adapec da obrigatoriedade de realizar o cadastro das propriedades produtoras até 15 de janeiro para a primeira safra e até 15 de março para o algodão safrinha, conforme estabelece a legislação vigente.

Na safra 2022/2023, foram cadastrados junto à Adapec cerca de 6,3 mil hectares de área de plantio, distribuídos nos municípios de Mateiros, Dianópolis, Campos Lindos e Tocantínia.

Cleovan Barbosa ressalta a importância do controle do Bicudo do Algodoeiro, destacando que os adultos dessa praga, besouros com coloração cinza ou castanha e comprimento de 3 mm a 7 mm, infestam as lavouras desde o início da emissão de botões florais até a colheita. Se não for controlado, o bicudo pode causar perdas significativas, podendo chegar a até 70% da produção.

Com o encerramento do vazio sanitário, os agricultores têm a oportunidade de iniciar o plantio com a garantia de que a Adapec está vigilante, contribuindo para uma safra mais saudável e produtiva. O sucesso do setor depende do comprometimento de todos os envolvidos, desde os produtores até os órgãos reguladores, para assegurar uma produção de algodão de alta qualidade no Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.