Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Operação Piracema: Naturatins Combate a Pesca Ilegal e Aplica Multas

Data do post: 11/12/2023 20:44:27  Imprimir

DivulgaçãoO Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encerrou, nesta segunda-feira, 11, a Operação Piracema, uma intensiva fiscalização voltada para coibir a pesca durante o período de defeso. Iniciada em 5 de novembro, a atuação abrangeu diversas regiões do Tocantins, resultando na apreensão de aproximadamente 900 metros de redes de pesca de malhas variadas e uma espingarda calibre 36.

Durante a operação, foram identificadas atividades ilegais no lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, com destaque para a pesca de mergulho com uso de arpão. Três pescadores foram flagrados, multados em um total de R$ 15 mil, e tiveram seus equipamentos apreendidos, incluindo um motor tipo rabeta, quatro arpões, seis óculos de mergulho e quatro pares de pé de pato utilizados para a pesca subaquática.

A ação, simultânea em diversas regiões do estado, abrangeu as cidades de Caseara, Araguacema, Dois Irmãos, Goianorte e Couto Magalhães, com fiscalização nos rios Caiapó, Piranhas, Banal e Araguaia. O gerente de Fiscalização Ambiental, Cândido José dos Santos Neto, ressaltou a abrangência da operação, realizada por via aquática, terrestre e com o uso de drones.

As proibições da Portaria nº 155/2023, da piracema, e da Portaria conjunta n° 04/2023, da pesca profissional, entraram em vigor em 1° de novembro e vigorarão até 28 de fevereiro de 2024 e 1° de novembro de 2024, respectivamente. Durante o período da piracema, fica proibida a pesca em todas as suas modalidades nos corpos hídricos do Tocantins, incluindo rios, lagos e outros cursos d'água. Além disso, campeonatos ou torneios de pesca também são vedados.

A pesca profissional permanece proibida durante e após a piracema em locais específicos, como o reservatório da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (Palmas e Porto Nacional) e o Reservatório da Usina Hidrelétrica de Estreito (Babaçulândia, Darcinópolis e Palmeiras do Tocantins), conforme os limites municipais.

As portarias também vedam o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de espécies provenientes da pesca. Contudo, são permitidas a pesca de subsistência por ribeirinhos, a pesca amadora esportiva na modalidade pesque e solte, com anzol sem fisga, mediante posse de carteira de pesca amadora, e o comércio de espécies provenientes de pisciculturas licenciadas pelos órgãos ambientais competentes.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.