Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Tocantins Celebra Conquistas: Mais De 500 Presos Aprovados No Encceja PPL De 2023

Data do post: 28/12/2023 15:17:34  Imprimir

DivulgaçãoNo último mês de outubro, o Sistema Penal do Tocantins alcançou um marco significativo ao ver mais de 500 pessoas privadas de liberdade aprovadas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) Edição 2023. Essa conquista não apenas reconhece o esforço individual dos participantes, mas também destaca o comprometimento do Sistema Penal em promover a educação no ambiente prisional.

As provas, realizadas nos dias 17 e 18 de outubro, contaram com a parceria essencial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No total, 330 presos serão certificados no ensino fundamental, enquanto 184 alcançarão a certificação no ensino médio. Essa iniciativa não apenas proporciona aos participantes o reconhecimento formal de seus conhecimentos, mas também oferece a oportunidade de remissão de parte da pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal.

Entre as 25 unidades penais que aderiram ao Exame, a Unidade Penal Regional de Palmas se destaca ao aprovar 127 presos, distribuídos entre 72 no ensino fundamental e 55 no ensino médio. Outras unidades que se destacaram incluem a Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, com 77 aprovações no ensino fundamental e 37 no ensino médio, e a Unidade de Tratamento Penal do Cariri, que aprovou 60 no ensino fundamental e 42 no ensino médio.

Ao analisarmos o percentual de aprovação em relação ao número de inscritos, a Unidade de Tratamento Penal do Cariri assume a liderança, atingindo impressionantes 74% de aprovados. Em seguida, a Unidade Penal de Paraíso alcança 63%, seguida pela Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, com um respeitável índice de 48% de aprovação dos participantes no Exame.

Dilson Noleto, gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, destaca que "esses índices reforçam o trabalho realizado pelo Sistema Penal na oferta da assistência educacional no Estado". Essa conquista não apenas impacta positivamente a vida dos indivíduos privados de liberdade, mas também ressalta a importância da educação como instrumento de transformação e reintegração social. O Tocantins, por meio do seu Sistema Penal, demonstra que investir na educação dentro do sistema prisional é investir no potencial de ressocialização e construção de um futuro mais promissor.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.