Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Polícia Civil Do Tocantins Anuncia Resultados Expressivos Em 2023 No Combate Ao Crime Organizado

Data do post: 28/12/2023 15:42:22  Imprimir

DivulgaçãoAo longo do ano de 2023, a 1ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deic) Palmas, da Polícia Civil do Tocantins, desempenhou um papel crucial no enfrentamento à criminalidade, destacando-se em diversas operações que resultaram em prisões, desmantelamento de organizações criminosas e apreensões significativas.

Entre as operações de destaque, a Deic Palmas participou ativamente da operação IL Padrino, uma ação conjunta com a Polícia Civil do Distrito Federal e de outros estados, como Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Com o apoio de órgãos federais e estaduais, a operação envolveu cerca de 300 policiais e teve como alvo o combate ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e desarticulação de uma organização criminosa de abrangência nacional.

Os resultados foram expressivos, com a identificação e prisão de membros dessa organização criminosa, inclusive no Tocantins. A operação IL Padrino demonstrou a alta hierarquização e capitalização desse grupo, evidenciando sua atuação em diversos estados da federação.

Outra operação de relevância foi a Pentágono, resultado da colaboração entre a Polícia Civil do Tocantins e a Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso. Essa ação teve como foco um grupo criminoso que tentou roubar, com o uso de explosivos, a caixa-forte de uma transportadora de valores em Confresa/MT. A Deic Palmas participou ativamente, realizando prisões em diferentes cidades do Estado e entregando armamento de grosso calibre à Polícia Civil do Mato Grosso, apreendido durante a operação Canguçu.

A Polícia Civil do Tocantins também contribuiu na operação Sarmat, em apoio à Polícia Civil do Ceará. A segunda fase da operação, realizada em novembro de 2023, teve como alvo um grupo criminoso do Rio de Janeiro envolvido no tráfico de drogas. Com a participação de diversas forças de segurança, foram cumpridos mandados de busca, apreensão e sequestro de bens, resultando no bloqueio de aproximadamente R$ 9 milhões em dinheiro e na apreensão de 17 veículos.

O delegado titular da 1ª Deic, Evaldo Gomes, destaca que em 2023 não foi registrado nenhum crime de roubo a instituições bancárias ou ocorrência de extorsão mediante sequestro no Estado do Tocantins. Ele ressalta o compromisso da Polícia Civil em promover a segurança, agindo em colaboração com outras forças de segurança para proteger os cidadãos tocantinenses.

O delegado titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), Afonso José Azevedo de Lyra Filho, destaca a importância das ações integradas da 1ª Deic para garantir a segurança da população. Em 2023, as equipes atuaram em estreita harmonia com as demais polícias do Brasil, resultando na localização e prisão de foragidos da justiça, apreensão de bens e no enfraquecimento do crime organizado, proporcionando mais paz e tranquilidade para toda a população do Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.