Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Monitoramento De Influenza Aviária e Doença De Newcastle: Adapec Inicia a Temporada 2023/2024

Data do post: 22/01/2024 23:27:35  Imprimir

DivulgaçãoO Estado do Tocantins, por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), deu início, nesta segunda-feira, 22 de janeiro, ao monitoramento para Influenza Aviária (IA) e Doença de Newcastle (DNC) na avicultura comercial e de subsistência para o período 2023/2024. Até o mês de junho, equipes especializadas percorrerão granjas comerciais e propriedades rurais nos municípios designados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com base na rota Brasil-Central de aves migratórias. O propósito é confirmar a ausência viral e, em casos suspeitos, realizar uma investigação e erradicação ágeis.

O processo envolve a coleta de swab da traqueia e da cloaca das aves, juntamente com a retirada de sangue para obtenção de soro. Todo o material é encaminhado ao laboratório oficial, onde os resultados diagnósticos são disponibilizados em até 96 horas. "Estamos realizando este monitoramento pelo segundo ano consecutivo, o que nos fornece subsídios para a implementação de diversas medidas sanitárias. Além disso, é uma ferramenta essencial de prevenção", ressalta Mariana Teles, responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec (Pesa).

Vale destacar que o Tocantins é considerado livre dessas doenças e está alinhado ao Plano de Vigilância do Mapa, cujos principais objetivos incluem a detecção precoce em populações de aves domésticas e silvestres, a comprovação de ausência na avicultura industrial e o monitoramento de ocorrências de cepas virais da IA para subsidiar estratégias de saúde pública e saúde animal.

A Adapec reforça a importância de os produtores rurais adquirirem aves apenas em casas agropecuárias licenciadas. Estas, por sua vez, devem comprar de empresas que apresentaram boletim sanitário confirmando a vacinação dos animais e a regularidade de sua saúde.

Diante de qualquer suspeita da presença dessas doenças, os produtores têm à disposição as unidades da Adapec em todos os 139 municípios do Estado, bem como o telefone 0800 063 1122 para efetuarem notificações e buscarem esclarecimentos. A participação ativa dos produtores é fundamental para a manutenção da sanidade avícola no Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.