Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Tocantins e Polícia Federal Unem Esforços Para Fortalecer a Segurança Na Amazônia: Plano Amas Em foco

Data do post: 23/01/2024 23:16:16  Imprimir

DivulgaçãoRepresentantes das Forças de Segurança do Tocantins estão reunidos com a Polícia Federal, em Palmas, para discutir e elaborar o plano tático integrado referente ao Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), do Governo Federal. Este encontro, que teve início na manhã desta terça-feira, 23, e se estenderá até a quinta-feira, 25, representa uma iniciativa crucial do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com a colaboração do Ministério da Defesa e dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

O diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, destacou a importância do Amas na luta contra o desmatamento na Região Amazônica, com a meta de reduzir os índices ao mínimo até o final de 2026. "O Governo Federal desenvolveu um plano estratégico de segurança pública para a Amazônia Legal brasileira, e a partir dele, estamos construindo nove planos táticos integrados de segurança com os estados que serão os norteadores das nossas ações e investimentos", ressaltou Freire.

No Tocantins, o Comitê Estratégico Estadual será presidido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, com a participação de diversos órgãos, como a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

O secretário-executivo da Segurança Pública, Reginaldo de Menezes Brito, expressou a honra de participar de um projeto voltado para a segurança de um dos bens mais preciosos do país, a Região Amazônica. "Tenho certeza de que as forças de segurança desempenharão um excelente trabalho, e os resultados serão alcançados", afirmou Brito.

O Plano Amas conta com um investimento robusto de R$ 2 bilhões, provenientes do MJSP e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a implantação de estruturas e aquisição de equipamentos nos estados.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a taxa de mortes violentas intencionais na Região Amazônica foi alarmante em 2022, atingindo 30,9 por grupo de 100 mil habitantes, um aumento de 38,6% em relação à média nacional. O crescimento no registro de armas por pessoas físicas entre 2018 e 2021 foi ainda mais expressivo na região, com 219%, quase 70% acima da média nacional.

Humberto Freire alertou para a atuação de facções do crime organizado na região, especialmente devido à exploração ilegal do ouro, que contribui para diversos crimes, como falsidade documental, corrupção de servidores públicos, lavagem de recursos e a segurança desses locais. O combate ao crime organizado também faz parte dos objetivos do Plano Amas.

Ao longo dos próximos quatro anos, está prevista a implementação de 28 bases terrestres e seis bases fluviais na região, totalizando 34 novas bases integradas de segurança, envolvendo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e forças estaduais. Essa iniciativa visa fortalecer a presença e a capacidade de resposta diante dos desafios presentes na Amazônia, reforçando o compromisso com a segurança e soberania dessa importante região brasileira.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.