Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Colégio Dom Orione De Tocantinópolis Brilha Com Projeto Inovador e Conquista o Primeiro Lugar No Prêmio Escola Que Transforma

Data do post: 29/01/2024 19:55:03  Imprimir

DivulgaçãoNo cenário educacional do Tocantins, o Colégio Dom Orione, localizado em Tocantinópolis, conquistou a primeira colocação no prestigiado Prêmio Escola que Transforma, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A distinção foi alcançada com o projeto visionário "O uso de jogos como ferramenta para o ensino de língua portuguesa", sob a orientação da professora Marynalva Silva Abreu Reis.

A proposta da professora Marynalva foca em ações para aprimorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e interpretação textual, utilizando jogos pedagógicos inovadores. Dentre as atividades, destaca-se a inclusão de jogos como soletração, envolvendo estudantes de todas as turmas, desde o ensino fundamental até o médio.

A professora destaca o impacto positivo da abordagem: “Os estudantes ficaram motivados em participar das atividades devido aos jogos serem atrativos, aprendendo de forma mais agradável e motivadora”.

A eletiva escolhida pelos alunos foi "Jogos Linguísticos", com a seleção de conteúdos por meio de avaliação diagnóstica, envolvendo competições como o Jogo da forca gramatical e o Jogo na ponta da língua. Essa abordagem permitiu avaliar o nível dos estudantes em língua portuguesa, embasando as metodologias de ensino conforme a Matriz de Recomposição.

Além disso, atividades como o Jogo da inteligência e o Jogo da velha gramatical foram implementadas para identificar o aprendizado dos estudantes e corrigir eventuais lacunas. Essas práticas não apenas fortaleceram o conhecimento, mas também proporcionaram uma revisão dos conteúdos ao longo do semestre.

Ao final do projeto, os alunos foram incentivados a compartilhar suas experiências por meio de depoimentos e relatos sobre o impacto das aulas práticas em suas vidas acadêmicas.

Wallace Mateus Andrade Milhomem, estudante da 1ª série do ensino médio, destaca a inovação dos Jogos Linguísticos: “Foi utilizada uma metodologia inclusiva, fazendo com que todos nós pudéssemos aprender mais sobre a língua portuguesa. Nós tivemos a chance de apresentar ideias de jogos e até fabricá-los, para fins de interação e socialização”.

A professora Rosinalva Carneiro Magalhães ressalta a importância dos jogos educativos na sala de recursos multifuncional, destacando que essas práticas atendem às especificidades dos estudantes em processo de alfabetização.

Pedro Paulo Macedo Neres de Sousa, do 8° ano do ensino fundamental, enfatiza os benefícios dos jogos: “Os jogos têm sido um grande benefício para a melhoria do aprendizado nas aulas de língua portuguesa, pois além de estarmos aprendendo, estamos nos divertindo e estimulando a nossa mente”.

O projeto não apenas elevou o desempenho acadêmico dos alunos, mas também incentivou pesquisas sobre jogos relacionados aos objetivos de língua portuguesa, ampliando o acervo de jogos da unidade escolar. O reconhecimento no Prêmio Escola que Transforma valida a inovação do Colégio Dom Orione, reforçando o impacto positivo dos jogos no ensino de língua portuguesa.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.