No cenário educacional do Tocantins, o Colégio Dom Orione, localizado em Tocantinópolis, conquistou a primeira colocação no prestigiado Prêmio Escola que Transforma, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A distinção foi alcançada com o projeto visionário "O uso de jogos como ferramenta para o ensino de língua portuguesa", sob a orientação da professora Marynalva Silva Abreu Reis.
A proposta da professora Marynalva foca em ações para aprimorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e interpretação textual, utilizando jogos pedagógicos inovadores. Dentre as atividades, destaca-se a inclusão de jogos como soletração, envolvendo estudantes de todas as turmas, desde o ensino fundamental até o médio.
A professora destaca o impacto positivo da abordagem: “Os estudantes ficaram motivados em participar das atividades devido aos jogos serem atrativos, aprendendo de forma mais agradável e motivadora”.
A eletiva escolhida pelos alunos foi "Jogos Linguísticos", com a seleção de conteúdos por meio de avaliação diagnóstica, envolvendo competições como o Jogo da forca gramatical e o Jogo na ponta da língua. Essa abordagem permitiu avaliar o nível dos estudantes em língua portuguesa, embasando as metodologias de ensino conforme a Matriz de Recomposição.
Além disso, atividades como o Jogo da inteligência e o Jogo da velha gramatical foram implementadas para identificar o aprendizado dos estudantes e corrigir eventuais lacunas. Essas práticas não apenas fortaleceram o conhecimento, mas também proporcionaram uma revisão dos conteúdos ao longo do semestre.
Ao final do projeto, os alunos foram incentivados a compartilhar suas experiências por meio de depoimentos e relatos sobre o impacto das aulas práticas em suas vidas acadêmicas.
Wallace Mateus Andrade Milhomem, estudante da 1ª série do ensino médio, destaca a inovação dos Jogos Linguísticos: “Foi utilizada uma metodologia inclusiva, fazendo com que todos nós pudéssemos aprender mais sobre a língua portuguesa. Nós tivemos a chance de apresentar ideias de jogos e até fabricá-los, para fins de interação e socialização”.
A professora Rosinalva Carneiro Magalhães ressalta a importância dos jogos educativos na sala de recursos multifuncional, destacando que essas práticas atendem às especificidades dos estudantes em processo de alfabetização.
Pedro Paulo Macedo Neres de Sousa, do 8° ano do ensino fundamental, enfatiza os benefícios dos jogos: “Os jogos têm sido um grande benefício para a melhoria do aprendizado nas aulas de língua portuguesa, pois além de estarmos aprendendo, estamos nos divertindo e estimulando a nossa mente”.
O projeto não apenas elevou o desempenho acadêmico dos alunos, mas também incentivou pesquisas sobre jogos relacionados aos objetivos de língua portuguesa, ampliando o acervo de jogos da unidade escolar. O reconhecimento no Prêmio Escola que Transforma valida a inovação do Colégio Dom Orione, reforçando o impacto positivo dos jogos no ensino de língua portuguesa.