Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Garantindo a Qualidade Do Pescado Na Época Da Quaresma: Orientações Da Adapec

Data do post: 28/02/2024 22:33:09  Imprimir

DivulgaçãoCom a chegada da Quaresma, período em que o consumo de peixes aumenta significativamente, a atenção dos consumidores deve ser redobrada quanto à qualidade do pescado adquirido. A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) alerta para os riscos à saúde quando o produto não passa por inspeção adequada.

De acordo com a inspetora de Defesa Agropecuária da Adapec, Andréa Azevedo Pires Castro, o pescado é um alimento que pode perder sua qualidade com facilidade, principalmente após ser retirado da água. A falta de higienização adequada nos recipientes utilizados para armazenamento pode levar à contaminação, tornando-o impróprio para o consumo. "É fundamental conhecer a origem do pescado e garantir que tenha passado pela inspeção oficial", ressalta Andréa Azevedo.

Quando submetido à inspeção, o pescado é acompanhado em todas as etapas, desde a produção até a retirada da água, sendo necessário seu imediato resfriamento e encaminhamento para entrepostos devidamente registrados no serviço de inspeção oficial. Nestes locais, o processamento é realizado de acordo com normas higiênico-sanitárias, garantindo que o produto final esteja em condições ideais para comercialização e consumo.

Além disso, são realizadas análises biológicas e físico-químicas periódicas para assegurar a qualidade do pescado. As empresas cadastradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) são obrigadas a enviar amostras para análise em laboratório, garantindo que estejam dentro dos padrões exigidos pela legislação sanitária vigente.

Para os consumidores, é importante estar atento à qualidade do peixe, verificando o frescor do produto, o brilho das escamas, a limpeza da superfície do corpo, a transparência e brilho dos olhos, a coloração das guelras, o cheiro característico de peixe fresco e a firmeza do corpo.

Atualmente, o Tocantins conta com dois frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) em pleno funcionamento, localizados nos municípios de Almas e Brejinho de Nazaré, com capacidade para comercialização em todo o estado. Além disso, existem frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e no Serviço de Inspeção Federal (SIF), fiscalizados pelos respectivos órgãos municipais e pelo governo federal, garantindo a qualidade do pescado disponível no mercado.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.