Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Polícia Civil Do Tocantins Reforça Necessidade De Colhimento De Material Genético De Pessoas Vivas Não Identificadas Em Hospitais, Abrigos e Clínicas

Data do post: 23/03/2022 10:04:13  Imprimir

Secretaria de Segurança PúblicaCampanha de Coleta de DNA de Pessoas Vivas sem Identificação ocorre até agosto deste ano.

Teve início nesta segunda-feira, 21, em todo o território nacional a segunda etapa da Campanha de Busca por Pessoas Desaparecidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Nesta etapa o objetivo é coletar DNA de pessoas vivas sem identificação que estão internadas em hospitais e abrigadas em clínicas. A partir do cruzamento de dados será possível que essas pessoas sejam localizadas por familiares. No Tocantins, a Superintendência da Polícia Científica da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) engaja esforços para conscientização e participação da população.

De acordo com o perito oficial do Laboratório de Genética Forense da PC-TO, Marciley Alves, a coleta deste material vai além do âmbito hospitalar. “É necessário que os ambientes de internação ou de acolhimento, equipes administrativas de hospitais e de instituições do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como os Centros de Referência de Assistência Sociais e os Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua, por exemplo, entre em contato com a PC-TO”, informou.

Na capital esse trabalho é realizado no Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística (IC), e no interior, pelos Núcleos de Medicina Legal. O profissional de Segurança Pública também pode se deslocar até as unidades de saúde e de assistência para a coleta do material genético. Confira aqui os locais. 

A Campanha

A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com as secretarias estaduais de segurança pública do país.

A primeira etapa da campanha foi a coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. Os dados genéticos da primeira e da segunda etapa serão incluídos em um banco genético nacional para serem confrontados e possibilitar a localização de pessoas desaparecidas.

Telefone para informações 63-3218-6920 (laboratório de genética Forense).

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.