Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Governo Do Tocantins e Parceiros Participam De Oficina Para Construção Do Primeiro Biodigestor Sertanejo Em Taquaruçu

Data do post: 25/03/2022 21:54:37  Imprimir

Governo do TocantinsOficina visa à geração de trabalho e renda na capacitação de pessoas das comunidades rurais.

Com o objetivo de promover geração de trabalho e renda na capacitação de pessoas das comunidades rurais, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) acompanhou na manhã dessa quinta-feira, 24, uma oficina de construção de um Biodigestor Sertanejo, na região serrana da Capital. A oficina é resultado do convênio celebrado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Termo de Cooperação Técnica com Diaconia ATC-Aliança, organização não governamental que trabalha na promoção e na defesa de direitos humanos no semiárido da região nordeste.

A oficina para a construção do primeiro Biodigestor está sendo realizada na Fazenda Buritizal, distrito de Taquaruçu, zona rural de Palmas. Uma equipe da Seagro foi até o local acompanhar e participar do processo de construção.

Participaram da oficina o secretário da pasta, Jaime Café; o superintendente Federal da Agricultura, Rodrigo Guerra; o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), major Negreiros; uma equipe de técnicos da Seagro, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Segundo Jaime Café, a iniciativa é uma oportunidade de ofertar “um projeto sustentável que vai poder transformar um ativo sem uso em energia e biofertilizante. Precisamos irradiar projetos como esse e em parceria. Estamos em um ambiente altamente inspirador, trabalhando em parceria com vários órgãos. Aqui, temos um exemplo e que vai inspirar, com certeza, outras pessoas que residem na zona rural. Agradeço à fazenda por disponibilizar o espaço e a todos os colaboradores”.

Para a produtora rural Ariana Pereira, onde a oficina está sendo realizada, “há algum tempo, a gente já vinha pensando a respeito do Biodigestor, não apenas pela questão financeira, mas a nossa maior preocupação hoje é a adubação hidrogenada. Com essa construção, além do gás produzido, nós vamos contar ainda com o biofertilizante, pois ele representa uma autossuficiência, não só com relação à fertilidade, mas principalmente com a restauração estrutural do solo que o biofertilizante proporciona. E, nesta perspectiva, as portas se abriram e, com esse projeto e essa parceria com a Seagro e outras entidades, nós estamos dando esse passo tão importante em nossa propriedade”.

Sobre o Biodigestor

O biodigestor é uma tecnologia que gera o biogás, a partir do esterco dos animais. Ele é composto por três partes: Caixa de Carga, Tanque de Fermentação, onde também fica a Câmara de Armazenamento de biogás e a Caixa de Descarga. Na Caixa de Carga, são colocados os excrementos de bovinos, suínos, caprinos e/ou aves misturados com água, os quais abastecem o Tanque de Fermentação onde é produzido e armazenado o biogás.

Já na Caixa de Descarga, é eliminado um produto líquido que é o biofertilizante, que misturado à água, pode ser usado na plantação como adubação foliar. Ele também produz o adubo, esterco curtido, que pode ser colocado no solo para melhorar a sua fertilidade. Com o uso dessa tecnologia, a atividade de cozinhar se tornou mais fácil e econômica. Com o biogás gerado pelo biodigestor, é economizado todo o gás necessário para preparar os alimentos, o que significa uma economia mensal em torno de 10% do salário mínimo, já que não se compra mais um botijão e meio de gás por mês.

Com informações de: https://bemvindo.diaconia.org.br/pt.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.