Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Dia Da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil: Um Chamado à Ação

Data do post: 03/06/2024 21:52:26  Imprimir

DivulgaçãoA obesidade infantil é uma preocupação crescente e considerada um problema de saúde pública nos dias atuais. Contribuindo para o surgimento de diversas doenças crônicas, a obesidade infantil demanda atenção e ações efetivas. No dia 3 de junho, é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. Nesta data, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) reforça a importância da conscientização sobre essa condição.

Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional/Egestor do Ministério da Saúde (MS) revelam que, em 2023, a obesidade em crianças de 0 a 5 anos no Tocantins foi de 4,58%, enquanto em crianças de 5 a 10 anos esse número subiu para 9,63%. Esses números alarmantes refletem a urgência de ações intersetoriais para combater a obesidade infantil no Estado.

Estratégias e Ações

A principal estratégia utilizada no Tocantins para enfrentar a obesidade infantil é o Programa de Saúde na Escola. Este programa implementa ações de vigilância alimentar e nutricional, promoção de uma alimentação saudável e estímulo à atividade física. Segundo a nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES-TO, Terezinha Franco, “a obesidade infantil no Estado é um problema que está sendo enfrentado de forma intersetorial”.

Para fortalecer essa luta, o Ministério da Saúde lançou o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos e o Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira, direcionado a crianças de 2 a 10 anos. Esses materiais visam apoiar os profissionais das unidades básicas de saúde na orientação alimentar adequada para crianças.

A má-alimentação e a falta de atividades físicas são fatores que contribuem significativamente para a obesidade infantil. Crianças e adolescentes obesos estão mais propensos a desenvolver problemas de saúde como risco aumentado de fraturas, hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, a obesidade pode impactar negativamente a saúde psicológica, levando ao isolamento social e à baixa autoestima.

Dicas para uma Alimentação Saudável

Incluir as crianças na preparação dos alimentos ou na organização da lancheira pode ser uma maneira eficaz de incentivá-las a adotar hábitos alimentares saudáveis. A nutricionista Terezinha Franco sugere algumas dicas valiosas:

- Beber preferencialmente água e alternativas como suco natural sem açúcar, chás caseiros ou água de coco natural.

- Consumir frutas frescas ou vegetais.

- Complementar a alimentação com opções como pão de queijo caseiro, tapioca, cuscuz, sanduíche, iogurte natural ou bolo caseiro.

- Evitar alimentos embutidos.

Ação de Conscientização

Para reforçar a conscientização e promover orientações práticas sobre cuidados com a saúde, no dia 5 de junho, às 8 horas, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizará uma ação em parceria com o curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Esta ação será direcionada a pais e crianças, proporcionando informações essenciais para uma vida mais saudável.

A obesidade infantil é um desafio significativo, mas com a conscientização e as ações corretas, é possível promover uma mudança positiva e duradoura na saúde das crianças.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.