Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Servidores Do Ruraltins Recebem Capacitação Em Suprimento De Fundos Pela CGE Tocantins

Data do post: 31/03/2022 20:35:11  Imprimir

RuraltinsCapacitação faz parte da política de aprimoramento técnico do órgão e atendeu 27 servidores.

O curso em Suprimento de Fundos promovido pelo Governo do Tocantins por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), foi ministrado nesta quinta-feira, 31, a um total de 27 servidores lotados nas regionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). A capacitação aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Na ocasião, o superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno, Benedito Martiniano da Costa Neto, reforçou a importância da formação para resguardar tanto o servidor, quanto o erário público, por meio da prevenção a possíveis erros nos processos de despesas.

“A Controladoria tem promovido continuamente a formação, a capacitação e o aprimoramento técnico para os servidores envolvidos nas nossas atividades finalísticas. Dessa forma, colaboramos com a eficiência e a eficácia da aplicação dos recursos e a efetividade das políticas públicas”, destacou.

O curso abordou temas como legislação aplicável ao adiantamento; procedimentos contábeis na classificação da despesa; prazos; valores; análise da prestação de contas e baixa de responsabilidade.

“O objetivo é elucidar aos servidores envolvidos no processo de suprimento de fundos sobre as regras de concessão, aplicação e prestação de contas dos recursos recebidos, em que suas despesas sejam passíveis de enquadramento como suprimento de fundos”, explicou a instrutora do curso, Elaine Cristina Zanetti Avelino, gerente de Orientações e Normas da CGE-TO.

Contribuiu com a formação, o contador João Batista Portes Júnior, também da equipe da CGE-TO.

Apoio técnico

Um dos participantes do curso, o diretor de Administração e Finanças do Ruraltins, Jonas Aires, também comentou sobre a relevância da formação para que o órgão execute esse tipo de despesa com mais competência. “Nós buscamos esse apoio técnico da Controladoria para que os nossos servidores possam conhecer essa modalidade de despesa antes de executá-la. Dessa forma, poderão atuar de maneira legal e transparente nos processos que envolvam suprimento de fundos”, frisou.

Qualificação técnica

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, ressalta que as capacitações são estratégicas, uma vez que contribuem para o cumprimento da missão institucional. “O controle e a avaliação promovidos pela Controladoria, sob determinação do governador Wanderlei Barbosa, são ferramentas importantes para a qualidade do gasto público e o aprimoramento das políticas públicas. E é por meio de capacitações continuadas que se promove o aperfeiçoamento técnico necessário ao alcance dos objetivos de gestão”, concluiu.

Suprimento de Fundos

O suprimento de fundos, também denominado de regime de adiantamento, consiste na entrega de numerário a servidor público para a realização de despesa que, por sua natureza e excepcionalidade, não possa ser executada através do procedimento normal de processamento. O processo é feito a critério e sob a responsabilidade do ordenador de despesas, com prazo certo para aplicação e comprovação dos gastos.

Fonte: Ruraltins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.