Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Adapec Adota Novos Procedimentos Para Prevenção e Controle De Mormo

Data do post: 01/04/2022 10:27:27  Imprimir

AdapecProibições de trânsitos de equídeos serão feitas especificamente nas propriedades rurais envolvidas e não mais em todo o município.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins estabelece novas medidas para prevenção, controle e erradicação de mormo, zoonose infectocontagiosa que acomete equídeos. A Portaria n° 084, de 30 de março de 2022, detalha o avanço das mudanças, que visam restrições individualmente nas propriedades confirmadas ou suspeitas de animais positivos, bem como a garantia da intensificação da fiscalização do transporte animal e vigilância ativa.

A Agência fez uma revisão técnica e após avaliação foi definido a adequação de procedimentos baseados na Instrução Normativa nº 06 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“As medidas sanitárias devido a notificação de mormo serão feitas exclusivamente nas propriedades focos e seus vínculos, seja por proximidade geográfica que permita o contato entre os animais, ou por movimentação dos animais. Portanto, a interdição deixa de ser para todo o município, como era anteriormente”, explica o gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio.

O diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Márcio Rezende, complementa explicando que os produtores rurais de municípios onde tinham registrado foco ficavam sem poder movimentar os equinos, mesmo não tendo vínculo com a propriedade do animal infectado ou suspeito.

“Temos uma equipe técnica treinada e engajada que vai reforçar a vigilância e fiscalização de trânsito de veículos transportadores de equídeos, entrada de animais em eventos cadastrados pela Adapec, além de continuar realizando o saneamento das propriedades atingidas, a eutanásia dos animais positivos e a educação sanitária para que os produtores rurais notifiquem as suspeitas da enfermidade ou trânsito clandestino à Adapec”, reforça Márcio Rezende.

O Tocantins, de janeiro a março de 2022, registrou sete casos da enfermidade; no mesmo período de 2021 foram 28 casos.

Trânsito

O trânsito de equídeos intraestadual e interestadual, independente da finalidade, da origem e do destino, inclusive para participação em eventos agropecuários, está condicionada a apresentação da Guia de Trânsito Animal, resultado negativo para mormo, dentro do prazo de validade que é de 60 dias, e resultado negativo para Anemia Infecciosa Equina (AIE). Além de outros documentos zoosanitários conforme a legislação.

Notificação

A notificação de doença é obrigatória e pode ser registrada no escritório da Adapec mais próximo ou por meio do Disque Defesa no 0800 063 11 22 e ainda pelo site, no link https://www.to.gov.br/adapec/notificacao-de-doencas-em-animais/uhfvinr77o. É importante ler antes as instruções, e posteriormente, preencher as informações e clicar em concluir. A Adapec receberá o registro de forma imediata e providenciará uma equipe para ir até o local fazer o atendimento.

Fonte: Adapec

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.