Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Governo Do Tocantins Autoriza Retorno De Visitantes e Acompanhantes Nos Hospitais Estaduais

Data do post: 12/04/2022 20:22:19  Imprimir

Governo do TocantinsApós dois anos de pandemia da covid-19, unidades voltam a receber estes públicos, observando critérios de proteção e segurança.

Com a redução expressiva dos casos da covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reformulou as restrições impostas desde o início da pandemia, onde foram necessárias atitudes extremas para contenção dos casos e óbitos. Uma medida muito esperada é o retorno do acesso de visitantes e acompanhantes nos hospitais e maternidades de gestão Estadual. A partir desta terça-feira, 12, todas as unidades receberão Parecer Técnico, emitido pelo Grupo de Trabalho da SES, denominado GT-Covid, informando os critérios necessários para receber estes públicos.

O diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho, e membro do GT-Covid, Robson José da Silva, informou que “o parecer orienta o retorno consciente e seguro dos acompanhantes, pacientes e os servidores lotados nestas unidades hospitalares, para que sejam evitados uma nova onda de casos e o adoecimento da população”, destacou.

De acordo com o secretário da SES, Afonso Piva de Santana, a redução dos casos da covid-19 e, principalmente, a redução da gravidade e óbitos, após a vacinação da população, possibilitou à pasta rever algumas medidas que foram impostas à sociedade. “A liberação dos acompanhantes é um avanço positivo para a população, que tendo do lado seus entes queridos podem elevar o seu bem-estar e agilizar o processo de recuperação. Este bem-estar é uma preocupação do governador Wanderlei Barbosa, que sempre nos determina ter este olhar mais humano, no atendimento à população”, pontuou o gestor.

O governador Wanderlei Barbosa destacou que “é um momento de comemoração para a Gestão, possibilitar esta mudança na rotina das pessoas que, durante a pandemia, por uma medida de segurança sanitária, tiveram que acompanhar seus entes internados, apenas por telefone. Felizmente, os dados epidemiológicos nos permitem tais medidas e seguiremos monitorando para que o Tocantins permaneça em queda nos números da covid-19”, afirmou.

Entre outras observações, o parecer pontua que:

- Todos os acompanhantes e os visitantes devem obrigatoriamente utilizar máscara (cobrindo boca e nariz) durante todo o período de permanência no hospital, inclusive em apartamentos, com trocas sempre que estiverem úmidas;

- Todos os acompanhantes e os visitantes devem higienizar com frequências as mãos com água e sabão ou álcool a 70%;

– Não é permitida a entrada de acompanhantes ou visitantes com sintomas gripais, tais como: febre, tosse, coriza, perda do olfato ou paladar, entre outros, que esteja no período de 14 dias do início dos sintomas;

– Pessoas com síndrome gripal ou suspeita de doenças transmissíveis (covid-19) não devem realizar visita a pacientes ou ser acompanhante;

– Não é permitida a entrada de acompanhantes ou visitantes com diagnóstico de covid-19 nos 14 dias anteriores, mesmo em alas destinadas à covid-19;

 – Não é permitida a entrada de acompanhantes ou visitantes que tiveram contato com pessoas com diagnóstico de covid-19 nos 14 dias anteriores.

Abaixo Parecer Técnico, na íntegra.

Parecer;

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.