Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

HGP Realiza a Segunda Captação De Múltiplos Órgãos Em Menos De Uma Semana

Data do post: 13/04/2022 20:59:22  Imprimir

Governo do TocantinsCinco pessoas que aguardam por transplante serão beneficiadas.

Em meio à dor da despedida de um ente querido, um gesto de empatia e amor que se transforma em esperança para outras vidas. Graças à autorização da família, mais uma captação de múltiplos órgãos foi realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP). A doadora de 31 anos, com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), teve a confirmação de morte encefálica. Foram captados fígado, destinados a Brasília, os rins para pacientes em Porto Alegre, e as córneas que ficaram no Tocantins. No total, cinco pessoas serão beneficiadas.

A enfermeira e coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), Marília Batista Ribeiro, explica que a doação foi possível graças ao serviço de busca ativa nos hospitais privados da Organização de Procura de Órgãos (OPO). “Essa paciente estava no Hospital Oswaldo Cruz, e após a confirmação de morte encefálica, foi transferida para o HGP para realizar a validação do doador e o processo de doação”.

O enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do HGP, Vinicius Gonçalves Boaventura explica que “para que a doação aconteça, a família tem que ser favorável, por isso é importante expressarmos em vida, aos nossos familiares, o desejo de ser doador. Nosso trabalho é viabilizar todo o processo da realização do protocolo de morte encefálica e, se confirmado, oferecer o direito às famílias de optarem pela doação dos órgãos, dar suporte durante o  processo de doação e captação dos órgãos”, disse.

Como funciona a doação?

Para que aconteça a doação, é necessário que a família tenha conhecimento do desejo de ser doador, uma vez que parte dela a autorização para captação dos órgãos. A autorização deve ser concomitante ao quadro de morte encefálica, ou seja, quando ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro e, por isso, a recuperação não é mais possível. Neste tipo de quadro, os órgãos permanecem ativos por um curto período de tempo, o que permite então a captação para que sejam remetidos aos receptores.

keyboard_arrow_up

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.