Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Operação Guardiões Do Lago: Naturatins Combate Pesca Ilegal Durante a Piracema No Lago UHE Lajeado

Data do post: 25/01/2025 09:39:44  Imprimir

DivulgaçãoEntre os dias 21 e 24, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a operação Guardiões do Lago, com foco no combate à pesca ilegal durante o período da Piracema, que é essencial para a reprodução das espécies e o equilíbrio do ecossistema aquático. A ação ocorreu nos municípios da área do Lago da UHE Lajeado e contou com o apoio da Polícia Militar, resultando em apreensões significativas e na prisão de infratores.

Durante a fiscalização, foram apreendidos:

- 2.150 kg de pescado da espécie mapará;

- 8 freezers;

- 1 veículo;

- 1 embarcação;

- 1 motor de popa;

- 600 metros de redes de emalhar.

Os pescadores ilegais planejavam comercializar o pescado no estado da Bahia. Eles foram presos em flagrante e receberam uma multa no valor de R$ 170.000,00.

No município de Ipueiras, uma equipe de fiscalização liderada pelo fiscal ambiental Jusley Caetano realizou monitoramento contínuo, resultando na prisão de dois infratores que estavam com 200 kg de pescado e 600 metros de redes de emalhar às margens do rio Tocantins. Um terceiro suspeito conseguiu fugir, mas as investigações continuam.

A ação levou a equipe até um depósito onde foram encontrados os 2.150 kg de pescado ilegal armazenados em oito freezers. Todo o material foi apreendido, e os responsáveis foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Porto Nacional, onde foram autuados pelo crime ambiental.

A pesca predatória durante a Piracema é um crime grave que coloca em risco a biodiversidade. Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização do Naturatins, destacou a importância de operações como essa para proteger os recursos naturais.

“A pesca predatória é um crime grave, que compromete o equilíbrio ambiental. Estamos intensificando as fiscalizações para proteger nossos recursos naturais e garantir a preservação da biodiversidade”, afirmou.

O fiscal ambiental Jusley Caetano reforçou o papel educativo e punitivo da operação:

“Nossa missão é conscientizar e punir práticas que comprometam a biodiversidade local. A operação foi essencial para evitar danos irreparáveis ao meio ambiente.”

O pescado apreendido foi doado a instituições beneficentes, igrejas e à Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, ampliando a assistência a comunidades carentes. O pastor Robson Santos, da Igreja Assembleia de Deus, agradeceu a iniciativa:

“Essas doações nos permitem ampliar a assistência às comunidades carentes. É gratificante ver o apoio que recebemos para ajudar quem mais precisa.”

A operação Guardiões do Lago reafirma o compromisso do Naturatins em combater a pesca predatória e proteger a biodiversidade do Tocantins. A fiscalização será intensificada para garantir o equilíbrio ambiental e conscientizar a população sobre a importância de respeitar o período da Piracema.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2025 - TocNotícias - Todos os direito reservados.