Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Mutirões Realizam Testagens Para Identificação Do Calazar Em Palmas e Gurupi

Data do post: 12/08/2022 10:06:11  Imprimir

Governo do TocantinsNa capital, ação vai ocorrer no Parque dos Povos Indígenas neste sábado (13), das 16h às 20h. No sul, equipes vão atender animais e tutores na Vila Alagoana nesta sexta-feira (12).

Para ações que fazem parte Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose, Palmas e Gurupi vão realizar testagens em massa de cães para possível identificação da doença, também conhecida como calazar. Os animais domésticos são vetores do mosquito palha, que podem transmitir a doença ao ser humano.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de janeiro a julho deste ano, 59 pessoas foram diagnosticadas com a doença, na forma visceral. Além disso, cinco morreram, sendo duas em Palmas, duas em Porto Nacional de uma em Paraíso do Tocantins. Na forma tegumentar foram registrados 115 casos confirmados e nenhum óbito.

Em Palmas, a testagem vai ocorrer no Parque dos Povos Indígenas neste sábado (13), das 16h às 20h. Além da testagem, que será feita por equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), haverá uma feira para adoção de animais no mesmo horário.

Dentro da programação de combate e prevenção à doença, haverá atividades atividades até o dia 19 de agosto na capital, como ações de educação em saúde em escolas e universidades e campanha de vacinação antirrábica na zona rural.

A programação da capital será encerrada no dia 20 de agosto, com mais um mutirão de testagem das 8h30 às 12h30 na zona rural de Buritirana. No mesmo dia será a abertura da campanha anual de vacinação antirrábica.

Gurupi

As ações de combate e prevenção à Leishmaniose, mais conhecida como calazar, continuam em Gurupi, sul do estado. Nesta sexta-feira (12), equipes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) vão estar na Vila Alagoana para atender animais do setor das 8h às 11h.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os servidores ainda vão realizar castrações, além de testes rápidos para identificação do calazar. Uma tenda na rua Newton da Rocha, entre Roraima e Fernando de Noronha, para atender os animais e seus tutores.

Os agentes de combate à endemias também vão realizar visitas fazendo nas casas para tirar dúvidas sobre a doença.

O setor foi escolhido para a ação após a Saúde Municipal identificar um diagnóstico da leishmaniose visceral humana em uma pessoa neste ano. O CCZ analisou dados da região e identificou apresentam um panorama de alerta para a doença em humanos, em razão de índices elevados de animais contaminados.

A doença é transmitida ao homem após o mosquito palha picar animais infectados. Como o inseto se prolifera em ambiente em decomposição, quintais com canis, galinheiros, criação de suínos e muitas árvores são os locais ideais para criadouro do mosquito palha, segundo informou a Saúde de Gurupi.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.