Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Naturatins Faz Avaliação Das Ações De Prevenção e Combate Às Queimadas Em 2022

Data do post: 29/11/2022 16:50:41  Imprimir

NaturatinsBrigadistas estiveram reunidos para fechar o ciclo de atividades deste ano e já pensar no planejamento para o próximo ano.

A Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio de sua Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, realizou o 1° Encontro de Alinhamento de Monitoramento das Brigadas Florestais - Gavião Fumaça.

O evento reuniu brigadistas que atuam nas unidades de conservação do Estado, com o objetivo de apresentar os resultados das ações realizadas neste ano. O encontrou ocorreu nos dias 24 e 25, no Parque Estadual do Cantão.

“Esta é a primeira vez que o Naturatins promove esse encontro para alinhamento das ações e troca de experiências entre as brigadas, que apesar de terem os mesmos objetivos, possuem realidades diferentes e rotinas de atividades também diferentes, de acordo com as demandas da unidade de conservação onde atuam”, destacou o vice-presidente do Naturatins, Pedro Tolentino, na abertura do evento. 

Os gestores das unidades de conservação apresentaram suas equipes de brigadistas e deram oportunidade para eles próprios relatarem suas experiências e vivências no âmbito da realização das ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e do Manejo do Fogo de Base Comunitária (MFBC).

Além das queimadas prescritas e controladas, quando são queimados os materiais combustíveis (vegetação seca, que favorece a propagação de fogo), e combates a incêndios florestais, os brigadistas também desempenham uma série de ações com as comunidades que estão na abrangência de suas unidades de conservação.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, reforçou a contribuição importante dada pelos brigadistas para o equilíbrio ambiental do Tocantins. O presidente se comprometeu a interceder com o Governo do Tocantins para manter todos os brigadistas que já atuam nas unidades de conservação e que são contratados em regime especial.

Retrospectiva

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, fez uma retrospectiva das ações do MIF no Tocantins. Ele lembrou que um dos pontos mais importantes para o controle das queimadas ilegais e incêndios florestais foi a desmistificação de que o fogo é sempre mau. “O Código Florestal, em seu artigo 38, prevê o uso do fogo para combater o fogo”, exemplificou o diretor.

Ele explicou ainda que o MIF vai além da manipulação do fogo, abrangendo inclusive as decisões técnicas. “As decisões técnicas e ações para prevenir e controlar ou usar fogo em um território determinado também é MIF”, completou.

Warley Rodrigues afirmou, ainda, que quem trabalha na linha de frente de prevenção e combate a queimadas ilegais e incêndios florestais precisa estar em constante busca por novas informações e técnicas. “Ano a ano, aprendemos mais um pouco, por isso é preciso ter constância e continuidade, que são primordiais para termos bons resultados”, frisou.

Roda de conversa

A avaliação das atividades do exercício de 2022 foi feito por meio de uma roda de conversa, com o tema Trabalho integrado da brigada – desafios e vantagens, conduzida pela gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz, e a supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes. Nessa atividade, os brigadistas elencaram os pontos positivos e os aspectos que precisam melhorar para o próximo ano.

Palestras

Uma palestra motivacional, apresentada pela master coach, Tudy Vieira, promoveu a integração entre os brigadistas. De maneira lúdica, a palestrante mostrou a importância do trabalho que realizam e da necessidade de estarem sempre em busca de novas conquistas.

“Eu sou apaixonada por pessoas e suas possibilidades e amo o que eu faço, que é ser um instrumento de transformação; se minha palestra impactar a vida de pelo menos uma pessoa aqui, então terei cumprido minha missão”, anunciou Tudy Vieira, cuja palestra foi patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento teve ainda como palestrantes Pedro Paulo Gomes da Silva Xerente, presidente da Associação dos Brigadistas Xerente (Abix) e supervisor Estadual de Brigadas do Prevfogo/Ibama/TO, discorrendo sobre Manejo Integrado do Fogo – Desafios e avanços; da fisioterapeuta Akla Albino, que falou sobre Fisioterapia respiratória para Brigadistas – aplicação prática; e do professor Marcos Giongo, coordenador do Centro de Monitoramento e Manejo do Fogo (CeMAF), da Universidade Federal do Tocantins, câmpus Gurupi, que apresentou palestra com o tema Queimadas e incêndios florestais no Tocantins: situação e desafios.

A coordenadora do Centro de Triagem do Centro de Fauna do Tocantins (Cetras/Cefau), bióloga Samara Almeida, encerrou a rodada de palestras do encontro. Ela falou sobre o Impacto do fogo na Biodiversidade do Tocantins.

Fonte: Naturatins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Rhana Auto Center
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.