Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Governador Wanderlei Barbosa Inicia Novo Mandato Com Reforço Na Segurança Pública, Saúde e Anúncio De Concursos Públicos

Data do post: 31/01/2023 19:54:28  Imprimir

Governo do TocantinsAinda no primeiro mês da atual gestão, o Governo do Tocantins entregou equipamentos para educação, deu andamento na criação da Loteria Estadual e avaliou plano estratégico em saneamento básico superior a R$ 1 bilhão.

O governador Wanderlei Barbosa iniciou sua nova gestão (2023-2026) com atuação efetiva junto ao Governo Federal em defesa das demandas do Tocantins e dos anseios da população. O gestor também esteve presente de norte a sul do Estado levando ações do Governo do Tocantins, além de já, nos primeiros dias do mês, ter criado as Secretarias de Estado da Mulher e dos Povos Originários, voltadas para atenção e acompanhamento de ações e políticas públicas de atendimento ao público feminino e aos povos indígenas e quilombolas do Tocantins.

Ainda no âmbito administrativo, o Governador deu continuidade à modernização e à adequação administrativa do Governo do Tocantins com a criação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura. A pasta tem como atribuição executar ações governamentais para o fomento de pesquisas e atividades produtivas e de comercialização relacionadas à pesca e à aquicultura, abrangendo a experimentação, a produção, a armazenagem e a comercialização de produtos da atividade pesqueira, que tem amplo potencial de expansão no Tocantins.

Novo efetivo da PM e Concursos

Com foco na ampliação de serviços essenciais e no atendimento aos principais anseios da sociedade tocantinense, no dia 19 de janeiro, Wanderlei Barbosa participou da formatura de 958 servidores da segurança pública, alunos-soldados da Polícia Militar (PM/TO) que agora estão atuando nos 139 municípios do Tocantins. Na solenidade, além do reforço no efetivo da corporação com mais de 900 servidores preparados e aptos às atividades, o governador Wanderlei Barbosa anunciou a realização de um novo concurso com previsão de 600 novas vagas para o efetivo da Polícia Militar e a criação de novas cinco Unidades da Polícia Militar (UPMs).

A criação das unidades administrativas da Polícia Militar faz parte da atuação do Governo do Tocantins em realizar a descentralização da ação das forças de segurança e ampliar a estrutura da corporação no Estado. O anúncio da abertura dos Batalhões de Dianópolis, Arraias e Taguatinga na região sudeste; e das Companhias Independentes em Xambioá, Luzimangues e Alvorada, recebeu aplausos da plateia que acompanhava o evento de formatura dos alunos-soldados, na Praça dos Girassóis em Palmas.

Wanderlei Barbosa reafirmou o compromisso com a segurança e enfatizou que o ambiente seguro e de paz no Tocantins é prioridade. “O nosso compromisso é cuidar das pessoas e investir nos três pilares de estrutura das forças de segurança que são o efetivo, a infraestrutura e a formação que integram a proposta de estabelecer um estado seguro. Essa é mais uma ação para garantir o Tocantins com segurança para viver e também para quem quer investir no Estado”, enfatiza.  

Ainda na área de segurança pública, em atuação coordenada com a proteção e a conservação ambiental, o Governador esteve na 2ª Companhia do Batalhão Ambiental de Araguaína para inaugurar e visitar a unidade revitalizada. No evento realizado pela Polícia Militar, pelo Tribunal de Justiça e pelo Juizado Especial Criminal e Cível do município, também foram entregues equipamentos operacionais para monitoramento e atuação dos servidores, bem como para a infraestrutura da unidade da Polícia Militar especializada.

A ação do Governo do Tocantins também contou com a entrega na Secretaria de Estado da Segurança Pública, no último dia 26, de equipamentos de tecnologia e informática para prover o aparelhamento das forças de segurança. A destinação dos itens foi realizada para a Polícia Civil, a Polícia Científica, o Corpo de Bombeiros Militar e as Delegacias de Atendimento a Vulneráveis do Estado.

Seguindo recomendação do governador Wanderlei Barbosa ainda acerca de concursos, a Agência de Fomento publicou portaria que dispõe sobre a criação da Comissão de Coordenação do primeiro concurso público da autarquia. A referida Comissão tem a missão de organizar, operacionalizar, acompanhar e fiscalizar todas as fases do certame. O edital deve ser lançado provavelmente no mês de maio após contratação de empresa responsável e a aplicação das provas deve ocorrer no mês de agosto deste ano.

Logística e habitação

No Palácio do Planalto em Brasília (DF), o governador Wanderlei Barbosa participou da primeira reunião realizada pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, com os governadores dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal. No encontro, que ocorreu no dia 27 de janeiro, Wanderlei Barbosa apresentou como principais demandas do Governo do Tocantins junto ao Governo Federal a realização de obras de infraestrutura logística e de integração nacional; e a ampliação de investimentos no programa de habitação para atender à população tocantinense.

Atenção à saúde

Na área da Saúde, o governador Wanderlei Barbosa anunciou a aquisição do terreno para a construção do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina (HMDR), em Palmas. A doação do terreno à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) para construção do HMDR, obra que integra o plano de governo de Wanderlei Barbosa, foi publicada no Decreto n° 6.550/2022, do Diário Oficial do Estado n° 6.259, no dia 27 de janeiro.

O Chefe do executivo também esteve em reunião com a comissão de servidores e profissionais do Hospital Dona Regina para atender demandas da unidade. Após a reunião com os servidores e os profissionais da saúde no Hospital Dona Regina, Wanderlei Barbosa determinou providências relacionadas ao atendimento imediato, considerando questões de regulação de materiais e insumos necessários para os procedimentos médicos. A orientação do Governador é que a SES-TO acompanhe as unidades de saúde e a contratação de profissionais médicos, visando à qualidade de atendimento e ao bem-estar da população.

Em Araguaína, no dia 25 de janeiro, Wanderlei Barbosa realizou visita técnica para acompanhar a execução das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA), unidade estratégica para a descentralização do atendimento à saúde do Estado.

Educação e parcerias

O processo de educação e aprendizagem, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), recebeu apoio e reforço do Governo do Tocantins no período de preparação para retorno às aulas. Equipamentos foram entregues para atender ações do Projeto TO Ligado e direcionados a 31 escolas da rede estadual e 17 escolas da rede municipal.

Na diretriz de modernização tecnológica da rede de ensino, a gestão do governador Wanderlei Barbosa também repassou 305 computadores de mesa para 74 unidades de ensino da rede estadual que integram a Delegacia Regional de Ensino de Araguaína. Os equipamentos vão proporcionar um melhor atendimento e a prestação de serviço às comunidades escolares nas áreas administrativas das unidades de ensino.

Já finalizando o mês, por determinação do Governador, a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) apresentou, durante reunião ordinária do Conselho de Parcerias e Investimentos do Estado do Tocantins (CPPI-Tocantins), avanços do cronograma do projeto de implantação da Loteria Estadual. No encontro, foram pontuados os próximos passos autorizando a fase de diálogo público. A expectativa é de que, nas próximas semanas, a minuta do edital de licitação seja disponibilizada para consulta pública.

Wanderlei Barbosa também se reuniu com gestores da BRK Ambiental para avaliar o plano estratégico em saneamento básico para as cidades tocantinenses atendidas pela empresa. Os investimentos previstos chegam a R$ 1,6 bilhão para os próximos cinco anos. Ao todo, 47 cidades do Estado são atendidas pela BRK Ambiental que realiza abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.