Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Secretaria De Saúde Do Tocantins Alerta a População Para o Diagnóstico Precoce Do Câncer

Data do post: 02/02/2023 19:36:51  Imprimir

SES TOEm 2022, foram registrados 981 novos casos da doença no Tocantins.

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça o alerta para que a população tocantinense amplie os cuidados e faça periodicamente o diagnóstico precoce da doença. Somente em 2022, foram registrados 981 novos casos de câncer no Tocantins, sendo 398 em homens e 583 em mulheres. O público feminino é acometido principalmente pelos cânceres de colo de útero e de mama; e o masculino pelo câncer de próstata.

Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que ocorrerão no Brasil, 704 mil novos casos de câncer a cada ano durante o triênio 2023-2025. Segundo o médico oncologista do Ambulatório de Oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), Lucas Guglieimi, o desenvolvimento da doença pode ser resultado de múltiplos fatores. “O fumo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a falta de atividade física, alimentação inadequada e o envelhecimento natural do corpo humano são algumas das causas”, pontua.

O médico ressalta que, apesar dos números de mortes serem altos, muitos óbitos poderiam ser evitados se o diagnóstico fosse realizado precocemente. “Quanto mais cedo for feita a detecção do problema, mais simples é o tratamento e maiores são as chances de cura do paciente, por isso é importante realizar os exames de rastreio periodicamente e estar atento aos sinais que o corpo dá, diante de qualquer alteração buscar ajuda médica o mais breve possível”, destaca Lucas Guglieimi.

O gerente da Rede Oncológica da SES-TO, Rodrigo Cândido de Souza, reforça o caráter educativo do Dia Mundial de Combate ao Câncer. “Conhecer os fatores de risco e as consequências dos maus hábitos pode inspirar mudanças e mobilizar ações contínuas em busca de uma melhor qualidade de vida”, afirma.

Atendimentos gratuitos

No Tocantins, o Sistema Único de Saúde (SUS) viabiliza atendimentos gratuitos de quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, cirurgia oncológica e cuidados paliativos para pacientes com câncer, ofertados nas Unidades Básicas de Saúde. Sob a gestão da SES, mais de 1.800 pessoas passaram por tratamentos na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e do Hospital Geral de Palmas (HGP), somente em 2022.

A paciente Silva Santana Cabral, de 50 anos, é uma das beneficiadas com o tratamento no Tocantins. “Tenho lutado contra o câncer desde 2009. Não é fácil esse processo, mas nunca perdi a esperança. Recebi todo meu tratamento pelo SUS, aqui mesmo no nosso Estado, o que facilitou esse período doloroso, pois não preciso ficar longe da minha família. O tratamento tem me dado a oportunidade de viver e eu agradeço a Deus por isso”, expressa.

Fonte: SES-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.