Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Com Mais De 1250 Carteiras De Identidade Expedidas, Núcleo De Identificação De Formoso Do Araguaia Celebra Um Ano De Atendimento

Data do post: 25/11/2021 11:51:32 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança PúblicaNúcleo atende uma população estimada em mais de 18 mil habitantes.

Na próxima quinta-feira, dia 25, o Núcleo de Identificação da cidade de Formoso do Araguaia estará completando um ano de funcionamento. Durante esse período, a unidade implantada na região que integra a ilha do bananal, já contabilizou mais de 1250 atendimentos com a emissão de 608 carteiras de identidade, em primeira via, além de 642 emissões de segunda via do mesmo documento.

 Instalado junto à sede da 84ª Delegacia de Formoso do Araguaia, município distante 297 km de Palmas, o Núcleo atende a uma população estimada em 18.450 pessoas, que residem na área urbana do município, bem como em assentamentos, e várias aldeias indígenas que ficam dentro da ilha do bananal.

 Com a inauguração no núcleo, no dia 25 de novembro de 2020, os moradores da cidade passaram a contar com o serviço de emissão de RGs, no próprio município, o que sem dúvida, facilita a vida de todos que precisam retirar seu documento de identidade e não mais precisam ir a municípios maiores como Gurupi, ou mesmo se deslocar a Palmas, a fim de solicitar o documento que é tão importante para a realização dos atos da vida civil.

Segundo a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, o serviço ofertado no próprio município é de grande valia a toda a população, sobretudo, àqueles mais necessitados, que muitas vezes não possuem condições de ir até cidades maiores para efetivar a solicitação da carteira de identidade.

“A vinda do Núcleo de identificação para Formoso do Araguaia possibilitou com que muitos cidadãos que precisavam solicitar a emissão do RG não mais tivessem que percorrer grandes distâncias e dispor de recursos financeiros que talvez não tivessem para arcar com as despesas de deslocamento, o que sem dúvida, é um aspecto muito satisfatório”, destaca a diretora.

A diretora lembra ainda que os atendimentos realizados pela equipe do núcleo não são feitos apenas na sede física. “Por inúmeras vezes, os colaboradores do núcleo realizam atendimento em domicílio, especialmente para atender as necessidades daquelas pessoas que possuem problemas de locomoção e não podem comparecer à sede do núcleo”, frisa.

A expressiva quantidade de emissões de carteiras de identidade e os mais de 1200 atendimentos já efetuados reforçam a importância do núcleo de identificação para a população de Formoso do Araguaia e também municípios vizinhos que também são beneficiados pelos serviços ofertados no local.

 Para a colaboradora Ana Cristina, que trabalha diariamente no núcleo no atendimento das demandas da população que vem em busca do documento de identidade é muito satisfatório poder celebrar um ano de implantação do núcleo na cidade de Formoso. “Atendemos dezenas de pessoas todos os dias, seja aqui na sede do núcleo ou mesmo nas residências das pessoas e é muito gratificante poder fazer parte desse trabalho que traz mais cidadania e dignidade a todos as pessoas que precisam retirar seu RG”, ressalta.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública