Tocantinópolis/TO
Logo TocNotícias

O site Tocnoticias tem como objetivo informar os fatos relevantes à sociedade (sem distorções) para que os seus leitores fiquem informados da realidade em um contexto local, nacional ou internacional. Ao mesmo tempo em que propaga as informações não se exime de manifestar posicionamento sobre as mesmas assim como: possibilita ao leitor participar e interagir favorável ou desfavoravelmente sobre as temáticas em questões, pois a realidade é relativa e muito heterogênea, acredita-se que nesse espaço de embate de ideias fortalece-se a democracia no que concerne a liberdade de expressão e maturidade política do ser cidadão participativo e integrante de um universo multifacetado e de verdades moldadas por cada contexto. É nessa conexão interativa redator e leitor que o cidadão aqui nesse espaço tem condições de não só ficar informado como também pode informar sobre acontecimentos que possam ser averiguado.

Os idealizadores do site entendem que a informação é um bem social porque existe um interesse da coletividade. Refutam – se a qualquer ato que não seja integro da profissão, não compactuando com suborno que tenha como objetivo a promoção pessoal, pois isso fere e prejudica o interesse coletivo da sociedade. Consciente de que podem errar é obedecida à retificação através do direito de resposta garantidos pela nossa constituição federal. E por ter a consciência de que respeitando e obedecendo à ética jornalística, não se acovardando em informar nada que seja de interesse social, sempre atento com os acontecimentos, zelando pelo grande valor substancial ao exercício da profissão que é a liberdade de imprensa. Órgãos públicos ou privados por desempenharem funções sociais devem sempre prestar esclarecimentos sobre suas ações e consciente de que é um mecanismo necessário para a propagação das ações desses órgãos no trabalho árduo procura sempre ser constante.

Ao trazer a veracidade dos fatos os redatores e idealizadores dizem  estar fundamentados no direito que não permite a obstrução da divulgação das informações. Nenhuma notícia tem no site caráter arbitrário, antes de publicar a informação é feito uma certificação com o máximo de cuidado para minimizar a possibilidade do erro. Querendo assim combater e denunciar todas as formas de corrupção, ainda mais quando esta tenha o objetivo prejudicial de controlar a informação.

O trabalho de noticiar, denunciar atitudes incompatíveis com o convívio coletivo se dá porque é necessário obedecer às leis e que ninguém por se submeter a elas deve sentir-se inferiorizado logo, saber ser consciente e que em todos os âmbitos busca-se sempre a igualdade que utopicamente seria a justiça que os inferiorizados do sistema social organizacional almejam. Engajados nessa missão o site tocnoticias é o relato do cotidiano digitalizado. "Vocês fazem a notícia, nós apenas divulgamos!". Assim diz o slogan do portal de noticias.

Nossa História

Criado na data de 19 de Maio de 2007, o Tocnoticias começou como uma brincadeira feita por um grupo de quatro amigos, que tinham ideias revolucionárias  sem muita expressão no meio da sociedade, e andando pelas ruas da cidade em um veículo com som de Cd, quase não conseguiam ouvir a música tocada, haja visto os buracos existentes na ruas de Tocantinópolis, e toda vez que o carro passava por um buraco o som cortava automaticamente.

Com isso, "Roberlan Cokim", juntamente com seu irmão Raeulan, Weric Marinho o "Peteca", e Gilvan Sousa o "Cobra", resolveram protestar e para isso usaram da internet, na época em que o famoso site youtube estava em ascensão. No início os quatro jovens munidos de uma câmera de imagens com pouca qualidde, inventaram o Tocnoticias abreviação de "Tocantins Noticias", com seus personagens fictícios, Roberlan passou a ser "Wiliam Boné", Raeulan passou a ser o "Repórter Garça Branca", Weric era o repórter "Peteca Bulimia", e Gilvan o "MC Cobreti".

O quarteto saia pelas ruas da cidade gravando nos locais mais abandonados pelo poder público sempre com muito humor, mais cobrando do atual gestor melhorias para o setor filmado.

Aos poucos o canal do youtube começou a ser conhecido na cidade, e empolgados pelos elogios, onde a turma ficou conhecida como a única oposição ao gestor da época, saíram as edições 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07. A cada edição os jovens eram mais procurados pela população para visitar suas ruas, e as vezes antes mesmo de publicarem os vídeos o prefeito ficava sabendo que o grupo estivera lá gravando e consertava primeiro.

A fama foi crescendo e junto com ela vieram alguns processos  na justiça impostos pelo gestor e seus filhos, mais nada que intimidasse a turma de amigos, que partiram para o lado musical gravando uma paródia da música titanic, onde o texto foi modificado com trocadilhos que citavam a cidade e seus problemas.

A música foi gravadas em vários pontos da cidade e divulgada no youtube em forma de clip, alcançando um sucesso estrondoso tanto de público local como também de processos na justiça que foram aplicados ao quarteto. (Assista o clip no vídeo abaixo)


Como as perseguições vieram juntas, um deles teve que abandonar o quarteto e para não pararem, atendendo ao clamor da população Raeulan Barbosa da Silva Pereira criou o blog tocnoticias, com endereço (www.tocnoticias.blogspot.com), passando a postar textos de noticias locais e reclamações do povo. Com o passar do tempo, já em 2008, o blog passou para os cuidados de Roberlan Barbosa da Silva que continuou com o trabalho de postagens de textos, fotos e vídeos no blog, e no ano de 2011 o blog passou a categoria de site, por causa dos milhares de acessos diários que recebia, ganhando notoriedade após a cobertura da trágica morte da professora Andressa Doná que havia sido morta estrangulada quando fazia caminhada próximo ao estádio Lauro Assunção na manhã de 02 de Março de 2011.

Aos poucos o site Tocnoticias foi crescendo em números de visitas e hoje faz parte da cultura dos Tocantinopolinos, e também passou a ser referência em noticias na região norte do Tocantins e Sul do Maranhão, bem como também de todo o Estado do Tocantins, e ficando cada vez mais moderno, foi inaugurada no mesmo endereço www.tocnoticias.com.br uma rádio on-line, a Web Rádio Toc On-Line que passou a ter programação oficial com locutores no dia 06 de Julho de 2015, e hoje conta com programas com locutores Ao Vivo de Noticias, Esportes e Evangélicos diariamente.

 O site Tocnoticias está localizado na Avenida nossa senhora de Fátima N° 1595 Tocantinópolis - TO. O editor do site é Roberlan Barbosa da Silva, ou "Roberlan Cokim", como é mais conhecido. A interface do site foi desenvolvida pelo Web design Dionei Moreno.