Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Programa Mérito Juvenil Tocantins será lançado nesta quarta: objetivo é mobilizar jovens e promover engajamento cívico

Data do post: 15/05/2012 10:41:17 - Visualizações: (695)

Será lançado na manhã desta quarta-feira, 16, no Palácio Araguaia, o Programa Mérito Juvenil Tocantins. A ação do Governo do Estado, que busca a mobilização juvenil e o engajamento cívico, é desenvolvida pela Associação Internacional Prêmio Duque de Edimburgo e tem o príncipe do Reino Unido, Edward Antony Richard Louis - filho mais jovem da Rainha Elizabeth II - como gestor internacional.

O Governo do Estado, por meio da Sejuves – Secretaria da Juventude e dos Esportes, lança nesta quarta-feira, 16, o Programa Mérito Juvenil Tocantins. A ação, que busca a mobilização juvenil e o engajamento cívico, é desenvolvida pela Associação Internacional Prêmio Duque de Edimburgo e tem o príncipe do Reino Unido, Edward Antony Richard Louis - filho mais jovem da Rainha Elizabeth II - como gestor internacional. Em Palmas, a cerimônia será realizada no auditório do Palácio Araguaia, às 8h30.

Na cerimônia de lançamento, estarão presentes o diretor das Américas do Prêmio, Joseph Willoughby David Clarke, o presidente do Conselho de Curadores Mérito Juvenil no Brasil, Francisco José Marins, o diretor de desenvolvimento do Programa no Brasil, André Videira, e representantes do Governo do Estado que irão receber o Certificado de Operador Independente, emitido pela Associação Internacional Prêmio Duque de Edimburgo.

Na quarta-feira, será assinado o acordo entre a instituição internacional e o Governo do Estado. O documento vai regulamentar a implantação do Programa Mérito Juvenil no Tocantins.

O Programa Mérito Juvenil

O Programa envolve jovens de 14 a 25 anos de idade em atividades que irão envolver a comunidade local. A filosofia do programa é fazer com que o participante aprenda com a sua própria experiência através de um desafio orientado por monitores, que são considerados líderes.

O programa tem mais de 7 milhões de jovens participando em cerca de 140 países. Estes jovens são aconselhados por mais de 165 mil líderes, que os orientam a fazer atividades desafiadoras e voluntárias. As estatísticas do programa apontam que mais de 350 mil jovens ingressam anualmente no Mérito Juvenil.

O Programa, que premia os jovens pelos seus resultados, é composto por quatro etapas: serviço voluntário; empreender uma jornada de aventuras; descoberta e desenvolvimento de talentos ou competências pessoais; promoção do esporte e atividade física.

No Tocantins serão envolvidos, inicialmente, 500 jovens, que vão ser coordenados por 50 líderes voluntários. Cada líder vai ficar responsável por 10 jovens. Os líderes com melhores resultados poderão participar de eventos internacionais promovidos pela Associação Internacional Prêmio Duque de Edimburgo.

(Assessoria)