Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Documentário “Padre João da Boa Vista” Será Filmado em Tocantinópolis

Data do post: 19/05/2012 01:11:30 - Visualizações: (3220)

Amado por uns e odiado por outros, virou uma lenda em toda a região tocantina.

           Documentário de 52 minutos de duração sobre o polêmico e idolatrado Padre João da Boa Vista do Tocantins, líder político e religioso que durante 50 anos guiou os destinos da segunda maior cidade goiana das primeiras décadas do século XX. Amado por uns e odiado por outros, virou uma lenda em toda a região tocantina.

           O filme "PADRE JOÃO DA BOA VISTA" de Hélio Brito é um documentário que neste momento se encontra em produção. O projeto foi contemplado pelo Edital de Cultura do Governo do Tocantins em 2011. Será filmado entre 24 de maio e 31 de junho de 2012 nas cidades tocantinas que guardam memória do famoso padre da Boa Vista (Tocantinópolis, Carolina, Filadélfia, Estreito, Imperatriz, Araguaína, Palmas) e Villa Boa, antiga capital do estado de Goiás. Entretanto, 80% do filme se passará em Tocantinópolis, com suas ruas antigas, seus casarões, suas igrejas, seus idosos... O documentário será lançado em novembro de 2012, em Palmas e Tocantinópolis, e em seguida será disponibilizado na Internet, nos sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube, e as redes sociais.

          Considerações Importantes Sobre o Filme

       Padre João morreu em 1947. Restam poucos contemporâneos dele ainda vivos. Daí a necessidade e urgência de um documentário para resguardar e garantir esses depoimentos para a posteridade, através de um documentário a ser disponibilizado para o mundo e para sempre, através da internet.

          Quem é Hélio Brito?

       Cineasta e Publicitário. Tocantinense. Foi presidente do tradicional cineclube Antônio das Mortes de Goiânia, entidade de estudos e experimentações cinematográficas. Autor e diretor de vários curtas experimentais, 03 documentários exibidos em rede nacional de televisão e de um longa-metragem experimental, com atores não profissionais e não-atores. A maioria desses filmes está disponível no YouTube. Para assisti-los basta digitar “hélio brito”. Os títulos são: “Conceição My Love”; “Cinzas da Quarta-Feira”; “Salve-se Quem Puder”; “Cadê Profiro”; “Tocantins Rio Afogado”; “Ligeiramente Grávidas, Uma Transa Brasiliana”; “Belém-Brasília Histórias & Riquezas”; e “Corpos Perdidos Na Estrada”.

Equipe Local

A produção do documentário tem o compromisso de dar oportunidade a jovens de Tocantinópolis se iniciarem no mundo da produção audiovisual. Serão escolhidos 10 jovens, masculinos e femininos, com idades entre 16 e 29 anos. Ao final todos receberão “Certificado de Participação em Produção Audiovisual”, um documento importante para o currículo do jovem. Além disso será contratado um Produtor Local.

Patrocinadores

A produção disponibilizará pequenas cotas de merchandising no documentário. Desta forma, empresas de Tocantinópolis poderão aparecer na obra, de forma disfarçada. Embora seja um projeto contemplado num Edital de Cultura, o prêmio não é suficiente para custear toda a produção, que antes previa gravações apenas em Tocantinópolis. O projeto foi estendido para toda a região tocantina

Fonte: Hélio Brito