A programação, que será realizada no Distrito de Taquaruçú e na Capital, tem como objetivo prestar esclarecimentos aos consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo.
A promoção da Semana dos Alimentos Orgânicos é do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Comissão da Produção Orgânica no Estado do Tocantins, tendo como uns dos representantes o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Ruraldo Tocantins. Este ano, o tema se inspira na Conferência Rio +20, que aborda o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.
Na programação serão abordados temas como: Conscientização para cidadania e consumo consciente, com representantes da sociedade civil, divulgação das atividades e unidades de produção envolvidas com a produção orgânica no Estado, além de palestras, panfletagem, oficinas, degustações de produtos orgânicos e atividades artísticas.
Segundo a engenheira agrícola do Ruraltins, Amanda Oliveira, no Tocantins, a produção e o consumo de produtos orgânicos são atividades e hábitos recentes. O Ruraltins vem desenvolvendo ações voltadas para o incentivo à produção orgânica desde 2004, por meio de capacitações de técnicos e agricultores em agroecologia. “No Estado estamos realizando um trabalho de sensibilização dos produtores e consumidores que vem acontecendo há sete anos, porém a maior resistência quanto à produção sempre foi o mercado, ou seja, para quem vender”, pontuou Oliveira.
O Ruraltins, juntamente ao MAPA, através da Comissão da Produção Orgânica - CPOrg-TO, realizou um diagnóstico sobre o consumo desse produto, o que trouxe melhores expectativas em relação ao público consumidor e a procura por um produto mais saudável. Além disso, a chegada de grandes atacadistas em Palmas gerou perspectivas de mercado para os agricultores dessa modalidade, impulsionando o interesse pelo cultivo dos alimentos orgânicos.
O Tocantins já conta com produção de jabuticabas e flores tropicais certificadas, e outros produtores estão em fase de certificação. Além disso, existem 80 unidades do projeto PAIS - Produção Agroecológica Integrada Sustentável, que são orgânicas, porém não certificadas, localizadas na Região do Bico do Papagaio, instaladas pelo Ruraltins por meio do convênio com o MDS – Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “O Projeto 'PAIS' é um modelo formatado que hoje é implantado em quase todo o País, sendo que o principal critério da produção agroecológica é a não utilização de agrotóxicos”, destaca a engenheira Amanda Oliveira, acrescentando que o Ruraltins já realizou, este ano, três capacitações de técnicos pelo Ministério da Agricultura sobre produção orgânica, sendo que a meta é realizar, ainda nesse semestre, mais duas.
Produtos orgâncios
As ações para produção e sistemas orgânicos são regidas pela lei n. 10.831, de 22 de dezembro de 2003, que publicou as instruções normativas e decretos sobre a certificação dos produtos.
A agricultura orgânica é um processo produtivo que contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. A principal característica da produção orgânica é a não utilização de agrotóxico e a produção no solo, o que diferencia do sistema convencional.
VIII SEMANA DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS
27 de maio a 03 de junho de 2012
PROGRAMAÇÃO
Data: 28/05/2012.
Data: 02/06/2012.
Data: 31/05/2012
Ruraltins