Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Semades Avalia Encontro do Desenvolvimento Sustentável

Data do post: 09/06/2012 16:15:38 - Visualizações: (886)

Durante os três dias de Encontro, foram apresentadas as demandas e os compromissos do Estado através da Carta Tocantins e discutida a Carta Amazônia, para ser apresentada para a Ministra Isabela Teixeira, no Fórum dos Governadores, que também aconteceu em Manaus.

  Na sexta-feira, 8, a Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apresentou um balanço do Encontro do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio + 20, realizado nos últimos dias 30, 31 de maio e 1° de junho, em Manaus/AM. A Delegação do Tocantins contou com a presença de 22 dos 25 representantes eleitos durante os três encontros realizados com diversos segmentos das regiões Sul, Centro e Norte do Estado, através da conferência Tocantins 23 rumo à Rio +20. O vice-governador do Estado, João Ribeiro, na oportunidade representou o governador Siqueira Campos e o secretário da Semades, Divaldo Rezende. O Tocantins é um dos nove integrantes dos Estados Amazônico, que levaram para esse encontro suas propostas para assim contribuir com a Carta Amazônia, que será apresentada na Conferência das Nações Unidas Rio +20, que acontecerá de 13 à 22 de junho, no Rio de Janeiro.

 Durante os três dias de Encontro, foram apresentadas as demandas e os compromissos do Estado através da Carta Tocantins e discutida a Carta Amazônia, para ser apresentada para a Ministra Isabela Teixeira, no Fórum dos Governadores, que também aconteceu em Manaus. Foram cerca de 500 pessoas envolvidas nesse evento, onde representantes dos diversos seguimentos protagonizaram discussões de conteúdo a cerca da preservação e conservação ambiental de forma sustentável.

 O secretário de Meio Ambiente, Divaldo Rezende, considerou uma experiência impar para o Estado levar um grande número de participantes da organização civil e da iniciativa privada, para participar dessa discussão referente à Amazônia brasileira. “Foi uma medida acertada do Governo do Tocantins, através da Semades, junto às demais parceiras, a realização da conferência Tocantins 23 rumo à Rio +20. Com isso o Tocantins está presente nas suas propostas, a Carta Tocantins e a Delegação Tocantins foi para nós um grande ganho”, declarou o Secretário que complementou. “Não só foi um exemplo de gestão participativa, mas também a oportunidade de promover a abertura com outros Governos. As sociedades civis dialogando e ampliando seus conhecimentos quanto às dificuldades e as demandas, não só nas questões ambientais, mas também nas econômicas e sociais, que são o alicerce básico do desenvolvimento sustentável”, concluiu Divaldo.

 De acordo com a diretora de Gestão de Fundos e Fomento de meio Ambiente e Recursos Hídricos da Semades, Ândrea Bangoim, a carta demonstrava os anseios, as demandas e buscava com isso solidificar toda potencialidade existente dos recursos naturais e humanos da região. “A participação do Tocantins foi importantíssima, porque a metodologia utilizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazonia reuniu os nove Estados que fazem parte da Amazonia Legal, aonde os representantes da sociedade civil, autoridades locais e comunidades tradicionais, empresas, indústrias, crianças e jovens puderam discutir essas demandas”, resumiu a Diretora que complementou. “Foi muito interessante essa discussão, aonde tivemos grandes participações dos nossos representantes. Inclusive um dos representantes dos Quilombolas de Brejinho de Nazaré foi bastante ouvido, pela experiência dele na agricultura familiar. Todos sem exceção tiveram uma participação intensa”, enfatizou Ândrea.

 A coordenadora de Articulação Institucional da Semades, Verônica Coelho, destacou as temáticas e a participação da Delegação do Tocantins. “Foram discutidos assuntos sobre duas temáticas, o 1º grupo tratou das Bases para a Sustentabilidade e o 2º sobre Economia Verde para o Desenvolvimento Sustentável. O nosso representante de ONGs explanou em nome de todos os representantes de organizações não-governamentais da Amazônia, as dificuldades das organizações em arrecadar recursos financeiros para desenvolver seus trabalhos de utilidade pública”, lembrou a Coordenadora.

 Pronta, a Carta da Amazônia leva a assinatura do Tocantins, através dos resultados apresentados na Carta Tocantins, referendada na carta da Amazônia Legal. E a Delegação Tocantins foi considerada bastante representativa e atuante no encontro que manteve 8 horas de trabalhos intensivos, oportunidade em que os Delegados mantiveram contato com organizações civis de outros estados e juntos discutiram as suas dificuldades, suas demandas e referendaram suas propostas.

 Na Conferência das Nações Unidas Rio +20, o Tocantins terá um Box no stand da Amazônia, localizado no Parque dos Atletas, onde entre outros atrativos, serão expostos artesanatos (capim dourado), haverá palestras, mesa redonda, além da distribuição de materiais informativos sobre o Estado.

Secom/TO