O cantor e secretário da Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, será a atração nacional da Flit - Feira Literária do Tocantins, Estação Tocantinópolis, que será realizada de 14 a 16 de junho, na avenida Beira Rio, com várias atividades artísticas e culturais.
Chico César é um dos maiores compositores brasileiros é autor de sucessos como ‘Mama África’, ‘A primeira Vista’, ‘Onde estará o meu amor’ e tem parceria com vários artistas como Ana Carolina, Vanessa da Mata, Zeca Baleiro e Daniela Mercury.
Além de cantar e escrever, Chico César também se aventurou pelo universo da gestão pública. Foi presidente do Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa e agora é secretário da Cultura da Paraíba, onde realiza várias atividades de fortalecimento da cultura regional, como as cantorias, o forró pé-de-serra e as diversas manifestações folclóricas.
História
Chico César nasceu em Catolé do Rocha, Paraíba. Aos 16 anos foi para João Pessoa e lá se formou em Jornalismo pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Participou do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda, uma escola de expressão do pensamento por meio da arte.
Aos 21 anos, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como jornalista e revisor de textos. Aperfeiçoou-se em violão, multiplicou as composições e formou o seu público. Foi em 1991 que Chico César foi convidado para fazer uma turnê na Alemanha e, com o sucesso, abandonou o jornalismo para se dedicar à música, formando a banda Cuscuz Clã. Em 1995 o cantor lançou o seu primeiro disco, ‘Aos vivos’, e o livro ‘Cantáteis’.
Atualmente, Chico César tem repercussão internacional, realizou turnê por vários países e seu estilo é marcado por canções de encanto lingüístico.
Secom/TO