As aulas são focadas na realidade das ocorrências de Salvamento Aquático atendidas pelo CBMTO
Ao se aproximar o período de veraneio no Tocantins, várias frentes de trabalho se formam para atender e debelar as queimadas na vegetação e fornecer segurança aos banhistas das praias formadas pelos rios Araguaia e Tocantins, que banham diversos municípios do Estado.
Enquanto uma equipe de combate a incêndio florestal realiza a manutenção e conservação dos equipamentos, o Pelotão de Operações Aquáticas (PELOPAQ/1ªCIA) levou outra equipe para um Treinamento de Salvamento Aquático (TSA), que teve início no dia 11 e encerra no dia 20.
Intercalando as equipes, os bombeiros são capacitados para atuarem como guarda-vidas nas diversas praias do Estado, a fim de prestar, de maneira correta, socorro no ambiente aquático para possíveis vítimas de afogamento, estabilizando sua condição no que for possível dentro do seu limite legal e transportando-a até onde possa receber atenção adequada e definitiva.
As aulas são focadas na realidade das ocorrências de Salvamento Aquático atendidas pelo CBMTO, baseando-se nas Operações de Veraneio, sendo abordados os seguintes assuntos:
- Técnicas de flutuação;
- Técnicas de respiração e braçada;
- Fases da braçada;
- Fases da pernada;
- Prática do nado crawl;
- Prática de nados em médias distâncias;
- Fases e graus do afogamento;
- Apneia;
- Doutrina do trabalho de guarda-vidas;
- Salvamento aquático com equipamento (nado de aproximação, abordagem, resgate e transporte);
- Primeiro Socorro aplicado ao afogamento.
“As instruções ocorrem, em um primeiro momento, em um ambiente controlado (piscina) e depois há um treinamento exaustivo no lago, onde simulamos os principais tipos de salvamento que o guarda-vidas poderá ter que realizar. Temos como doutrina que o cansaço e a fadiga do treinamento são traduzidos na excelência do atendimento que o CBMTO presta à sociedade”, pontuou o aspirante a oficial Fontinele, um dos instrutores do treinamento.
Secom/TO