A parceria, que será firmada às 17h, contempla os programas Aventura Segura, Pesquisa nas Praias 2012, Temporada de Praias 2012 e o Viaja Tocantins.
Aventura Segura
O turismo de aventura e o ecoturismo são segmentos do mercado turístico que promovem a prática de atividades de aventura e esporte recreacional ao ar livre, envolvendo emoções e riscos controlados e exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos, a adoção de procedimentos para garantir segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural (Embratur, 2001).
A região turística do Jalapão apresenta um cenário ideal para a prática do turismo de Aventura, exuberante belezas naturais, com cachoeiras paradisíacas como a da Velha e da Sussuapara, o “Fervedouro”, águas borbulhantes resultantes da explosão do lençol freático facilitado pelo tipo arenítico. Além de savanas que chegam aos horizontes largos da região, entremeados por matas ciliares eventuais e vegetação rasteira do cerrado. Tudo neste espaço é grandioso e único, deixando a sensação de pertencermos a uma terra paradisíaca.
Os cursos são: Qualificação em Auditoria Interna do Sistema, Gestão da Segurança, Qualificação em Competências Mínimas de Condutor, Curso Presencial de Qualificação em Primeiros Socorros, Curso Presencial de Qualificação em Aprimoramento de Produto e Assessoria Técnica para Produtos e Curso Presencial de Qualificação em Acesso a Mercado.
Partindo do princípio da sustentabilidade ambiental e social, o segmento de Turismo de Aventura é prioridade para o Governo do Estado, pois envolve a população local nas atividades, tornando-os agentes e não meros expectadores. O movimento dos visitantes provoca nos moradores um sentimento de orgulho que somado às oportunidades de emprego e renda evita o êxodo rural.
O segmento Turismo de Aventura e ecoturismo são estratégias do Plano Nacional do Turismo – Uma Viagem de Inclusão, para transformar o turismo em um importante mecanismo de desenvolvimento econômico do Brasil e em um grande indutor de inclusão social. Desta forma a ADTUR propõe implantar o programa “Aventura Segura” no Estado do Tocantins com o objetivo de minimizar os impactos gerados pela atividade e desenvolver o turismo de forma segura e profissional.
Pesquisa nas praias/2012
Considerando a necessidade de se obter dados relativos ao turismo no Estado, se faz necessário a realização do presente trabalho, que contribuirá, não só para o desenvolvimento da conjuntura econômica do turismo no Estado, para a formação de um banco de dados de indicadores do turismo, como também, servirá de subsídio para diversos setores e ações futuras, no sentido de maximizar seu fluxo turístico e também de atrair investimentos para o setor.
Desenvolver matriz de informação que vise identificar o perfil da demanda turística, o diagnóstico dos equipamentos e serviços turísticos, bem como, aferir as receitas obtidas com o turismo durante a temporada de praia/2012.
Essas informações são imprescindíveis para melhor compreender atividade turística dentro do seu contexto socioeconômico e sua influência no cadeia econômica do Estado.
Os municípios contemplados (Araguacema, Araguanã, Caseara, Pedro Afonso e Peixe) foram selecionados considerando serem estes municípios com maior fluxo turístico durante as temporadas de praia anteriores.
Temporada Praia/2012
O convênio tem por objeto a realização de cursos de aperfeiçoamento para os setores de alimentos e bebidas e meios de hospedagem, abordando temas como: atendimento ao público, gestão de empreendimentos turísticos, boas práticas na manipulação de alimentos e cozinha regional, bem como a confecção do material de apoio ao Programa Tocantins Recebe Bem e campanha promocional da Temporada de Praia 2012.
A sensibilização e a capacitação dos serviços turísticos nos municípios onde ocorre a Temporada de Praia são de fundamental importância, uma vez que o turismo bem planejado traz benefícios econômicos para população residente nos destinos turísticos, sendo que devem estar suficientemente dotados de informações que fortaleçam a estrutura dos empreendimentos.
Foram selecionados municípios prioritários considerando fluxo turístico, grau de atratividade, praias naturais, belezas cênicas e empreendimentos cadastrados no Cadastur. As atividades propostas provocarão impactos positivos no setor de serviços, que são fundamentais para satisfação dos turistas, promovendo a valorização do produto turístico tornando-o mais competitivo.
Por essas razões, a qualificação dos profissionais dos equipamentos e serviços turísticos, e a campanha promocional para a temporada de praia 2012, contemplará os municípios: Araguacema, Araguanã, Caseara, Peixe e Pedro Afonso.
Viaja Tocantins
O presente convênio tem por objeto a estruturação e o ordenamento da atividade turística, por meio de realização de estudos de caso, formatação de produtos, capacitações para o trade turístico, roteirização e estratégias de mercado, bem como a campanha promocional do Projeto “Viaja Tocantins”.
A estruturação e o ordenamento da atividade turística nos municípios contemplados pelo Projeto “Viaja Tocantins” são de fundamental importância para acelerar o desenvolvimento do turismo no Estado. Com o aumento do fluxo interno, diversos benefícios serão gerados na cadeia do turismo como: melhor preparo do trade turístico do Estado ao receberem mais turistas, aquecimento da economia local, geração de emprego e renda, inclusão social, melhor qualidade nos serviços prestados, minimização de preços, diminuição da sazonalidade e maior competitividade do Estado perante as demais regiões turísticas do país.
Os municípios contemplados (Lagoa da Confusão, Mateiros, Natividade e Palmas) foram selecionados considerando a pesquisa realizada com o público-alvo do projeto.
Secom/TO