O evento foi realizado como parte da programação da FLIT – Feira Literária Internacional, Estação Tocantinópolis.
O evento faz parte das ações do Projeto Tecnologias Sociais realizado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, em parceria com instituições de pesquisas do Estado. Um grupo de professores e alunos da UFT – Universidade Federal do Tocantins e do IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia ministrou palestras e oficinas sobre o processamento correto do peixe, valor nutricional e as alternativas gastronômicas a partir do pescado, além da importância de se trabalhar em sistema de cooperativas e a economia solidária.
Segundo o coordenador do sub-projeto Redepeixe – do projeto Tecnologias Sociais, Pedro Ysmael Mujica, a idéia foi trazer para as pessoas que participaram do Seminário, conhecimento sobre o aproveitamento integral do pescado. "Mostrar que do peixe se aproveita todas as partes e, que se pode elaborar diferentes pratos com alto valor nutricional. Nós estamos orientando sobre a forma de manipulação, processamento, condicionamento, transporte e comercialização do pescado agregando valor ao produto, explicou o coordenador.
O seminário realizado em Tocantinópolis poderá ajudar pessoas como seu João Aroldo Gomes de Almeida, que preside a colônia de pescadores do município com cerca de 450 pescadores. "Este seminário é de muito proveito porque fortalece a cadeia produtiva do Estado e proporciona possibilidade para a gente oferecer um produto de qualidade para o consumidor", afirmou o pescador.
No dia 28 de junho o seminário será realizado na cidade de Araguatins, também na região do Bico do Papagaio, dentro da programação da FLIT e deve contar com a presença do secretário Estadual da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira.
Tecnologias Sociais
O projeto Tecnologias Sociais é desenvolvido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia por meio de convênio com a FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. O projeto é desenvolvido nas regiões do Estado que apresentam o menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Na Região do Bico do Papagaio é realizado o sub-projeto RedePeixe, no Jalapão o sub-projeto da Cadeia Produtiva do Mel, e na região Sudeste acontece o subprojeto da Cadeia do Leite, e ainda um sub-projeto de inclusão Sócio Digital. "O tecnologias sociais" beneficia mais de 40 municípios em todo Estado.
Seduc/TO