Antes das boas vindas foi realizada dinâmica com balões como forma de entrosamento entre os participantes. Em seguida, os personagens de fantoche amigos do trânsito, Juninho e Norminha, apresentaram dados e solicitaram a colaboração e o comprometimento de todos os envolvidos em prol da paz no trânsito.
Durante toda a capacitação foi levantado questionamento sobre a mudança de comportamento e parceria no trânsito entre os responsáveis e os usuários, já que todos estão incluídos no processo de mudança.
Para a orientadora do Colégio Estadual Dulce Coelho de Sousa, de Angico do Tocantins, Maria Ozeni Barbosa Lima, os resultados serão positivos, pois a Semana Nacional de Trânsito está inserida no calendário escolar. “Só tenho que parabenizar por essa ideia na Flit. Quando você é sensibilizado acaba buscando levar as informações que recebeu para sua escola e sociedade. É o caminho certo, temos que começar pela escola, estão nossas crianças e adolescentes”, afirma.
Estiveram presentes professores, coordenadores e representantes da Diretoria Regional de Ensino – DRE de Tocantinópolis, Maurilândia, Nazaré do Tocantins, Taguatins e Angico do Tocantins, além da Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito de Tocantinópolis.
Também foram entregues jogos da memória para as crianças que participavam das programações da Flit.
Blitz
Na tarde de quinta-feira, 14, foi realizada segunda blitz educativa na Avenida Nossa Senhora de Fátima, das 17h às 19h, com apoio da Polícia Militar e Ciretran.
Na ocasião foram abordados 501 carros e 214 motos, durante as duas blitzen foram somados 1.407 veículos abordados.
Para o coordenador de Policiamento de Trânsito do Detran, tenente Vilson Rodrigues da Silva Júnior, o dia foi proveitoso e relevante, graças ao grande número de pessoas atingidas. “Hoje foi um dia que trabalhamos para possibilitar aos moradores de Tocantinópolis um trânsito mais seguro. Através desta ação educativa transmitimos dicas de segurança aos componentes do trânsito”, diz.
Secom/TO