São peças produzidas por artesãos da região, como a empreendedora Leila Beatriz, que além fazer artesanato ministra aulas num espaço que montou em sua casa na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes. O próximo curso terá início na quarta-feira, dia 20, e os interessados podem obter mais informações pelo e-mail biaarte@hotmail.com. O curso tem o objetivo de trabalhar a sustentabilidade e a geração de renda.
Beatriz nasceu no Pará, onde aprendeu a dar valor às sementes que a floresta produz e está há 19 anos, no Tocantins. No Espaço do Artesanato da FLIT, as pessoas puderam adquirir sementes de Jarina e Paixiúba e dentre outras novidades está uma árvore feita de fibras.
Outras novidades do Espaço Artesanato preparado exclusivamente para a FLIT foi um jogo americano feito de tecido com detalhes em coco babaçu, e um bolso porta talher que está em promoção na quantidade de quatro peças por R$ 30,00. Mas a público pode escolher entre anéis, pulseiras, colares, jarros, quadros, utensílios domésticos e canecas com fotografias artísticas e histórias de fatos presentes em Tocantinópolis.
E tem mais, descanso de panelas feitas com sementes de açaí e tingidas e, coco babaçu fatiado. Há também pulseiras de pedra ágata com medalhas e corte especial de babaçu. Tudo isso, arte produzida em Tocantinópolis e que estão sendo vendidas para estados como São Paulo.
Seduc/TO