Os novos talentos foram revelados no FESTA – Festival de Artes das Escolas do Tocantins, que reuniu alunos de instituições públicas e particulares de todas as idades, mas não é só isso, o mais importante é que a arte está sendo construída no dia a dia e como exemplos há a Banda Municipal de Música de Tocantinópolis e o Balé das crianças da Academia I9.
A Banda Municipal é uma iniciativa do professor Dário Cardoso e do amigo Eliezer Fernandes e tem a parceria da Prefeitura da Cidade que paga aos alunos uma bolsa de ajuda de custo no valor de R$ 50,00 e lá os estudantes aprendem partituras, musicalidade e cada um deles toca mais de um instrumento.
Participam da banda alunos com idade entre 12 a 16 anos e eles já conquistaram um público da região e se apresentam em eventos, festas cívicas, etc.
Idário Lopes, 11 anos, aluno do 6º ano do Colégio Dom Orione, disse que aprendeu a tocar e passou a ter mais interesse pela música, arte que lhe ajuda a ser mais dinâmico e melhorar o relacionamento social. Quando não está ensaiando, ele curte uma bola e sonha em um dia ser um jogador de sucesso.
As meninas do Balé de Tocantinópolis encantaram o público pela graça, beleza da dança. Elas se apresentaram durante a abertura da FLIT – Feira Literária do Tocantins e têm aulas com a professora Rosana Feitosa, da Escola de Dança Flávia Honobono, de Imperatriz, Maranhão.
Além disso, as escolas estão investindo numa arte de qualidade, como o exemplo de educadores da Escola Municipal Iraídes Alves Ferreira, que formou um grupo para dançar o’ xote ecológico’, o qual foi apresentado no 2º Fórum Comunitário Selo da Unicef, realizado em Tocantinópolis, no dia 15 de junho. A novidade é que os vestidos das meninas foram feitos de papel jornal e de revistas.
Seduc/TO