O presidente do PMDB Antonio Cunha Pereira da Silva publicou no dia 12 de junho ultimo o edital de convocação para a convenção municipal do seu partido para definir um candidato que deverá enfrentar o atual prefeito Fabion Gomes (Clique Aqui Para Ver o Edital). A convenção está marcada para o dia 24 de Junho no clube da Sucam a partir das 13h00min com previsão de término para as 17h00min.
A base de oposição conta com três partidos, já que o presidente do PDT Professor Cleber Borges disse não ter sido procurado por nenhum dos outros presidentes para marcar a convenção na mesma data. Acompanharam a decisão do PMDB apenas o PP que tem como pré-candidato o vereador Márcio Kley (Clique Aqui Para Ver o Edital). Porém, o nome que deverá ser lançado é o do atual presidente da comissão provisória do PSB e ex-prefeito Antenor Pinheiro Queiroz que também marcou a convenção para o mesmo dia (Clique Aqui Para Ver o Edital).
Nesse grupo, há um certo racha, já que correndo por fora está o vereador Mardônio Queiroz, um dos que apesar de novo, já é um veterano na Câmara de Tocantinópolis com 4 mandatos. Mardônio agora almeja encarar uma disputa pela prefeitura municipal, já que o candidato que aparece em mais evidencia “Antenor Queiroz” está enrolado até o pescoço com problemas na justiça, e depois de aprovado o Ficha Limpa seu nome é um dos que irão aparecer no topo da lista dos “ficha suja do Tocantins”, e para piorar a sua situação a câmara municipal de Tocantinópolis acompanhou o parecer do Tribunal de Contas e também rejeitou a prestação de contas de 2008 do ex-gestor.
Segundo informações ainda não confirmadas o deputado federal Junior Coimbra esteve acompanhado do deputado estadual José Augusto, em Tocantinópolis na semana passada para tentar resolver o impasse entre Antenor e Mardônio, que segundo eles, um racha entre os dois deixaria o atual prefeito “Fabion” em uma situação mais confortável para a reeleição.
O problema é que o Vereador Mardônio não quer abrir mão da candidatura alegando que Antenor mesmo ganhando não teria possibilidade de assumir o cargo por causa do ficha limpa e segue numa briga interna dentro do próprio partido que Mardônio não conta com o apoio do atual presidente Antonio Cunha.
O mais engraçado nisso tudo é que em uma reunião do PMDB regional que aconteceu no mesmo Clube da Sucam em Tocantinópolis no dia 13 de Agosto de 2011 que contou com a presença de vários políticos do auto escalão tocantinense onde até o ex-governador Marcelo Miranda esteve presente, o mesmo presidente estadual do PMDB Junior Coimbra discursou dizendo que estava fazendo um compromisso, o deputado disse o seguinte: “Quero dizer aos senhores que estou fazendo um compromisso de que aonde tiver um candidato do PMDB, lá eu estarei ao lado daquele candidato, no palanque nas caminhadas, levando a nossa ajuda, levando a nossa participação na condição de deputado Federal, o que eu puder fazer pelo município onde tiver esse candidato nós iremos fazer para que nós possamos eleger o maior numero possível de representantes. E aqui nesta regional nós temos sete municípios, na sede de Tocantinópolis nós temos aqui o vereador Mardônio colocando seu nome à disposição do partido, como opção para ser o candidato a prefeito do partido, vamos a luta Mardônio, trabalhe, coloque seu nome em condição de ser candidato e vamos pra frente com essa candidatura, vamos a luta". Discursou Coimbra. (vejam acima o discurso do deputado Junior Coimbra na época)
Agora, em menos de um ano o deputado federal já mudou de idéia, optando por apoiar um candidato de outro partido.
Alguns membros do PMDB que apóiam a idéia de Mardônio como candidato a prefeito dizem que Coimbra quer Antenor por causa do apoio recebido de Fabion na ultima eleição e a candidatura do ex-prefeito facilitaria as coisas para o atual.
PDT
O professor Cleber Borges que é o atual presidente do PDT no município também participava das primeiras reuniões com o grupo juntamente com os representantes do PT e ambos apóiam a idéia de Mardônio de que uma candidatura de Antenor atrapalharia os planos do grupo, porém, os dois partidos querem a vaga de candidato a prefeito, Lamarck pelo PT e Cleber Borges pelo PDT, por enquanto nenhum dos dois partidos se entenderam e também ainda não marcaram a data de suas convenções.
O descontentamento de alguns peemedebistas das antigas para com Antenor não vem de hoje, abaixo vocês poderão ler uma carta intitulada “Autêntico do PMDB” que foi lançada ao relento pelas ruas de Tocantinópolis ainda em 2008: