A abertura oficial de palestras foi feita pelo Gerente do Núcleo Regional Norte, Francisco de Assis Ramos que ministrou a palestra “Potencial Econômico de Santa Terezinha do Tocantins”.
Francisco mostrou aos participantes uma pesquisa que mostra os principais meios usados pelos moradores na hora de fazer compras, onde quase sempre os Terezianos buscam os produtos nas cidades circunvizinhas.
A gerente do Banco da Amazônia da agencia de Tocantinópolis Dilzeni Gomes Barreto também participou como palestrante mostrando aos presentes as linhas de créditos que existem atualmente no banco para as pessoas que já tem a sua pequena empresa ou ainda almeja criar a sua para começar seu próprio negócio.
Na seqüência a também gerente, só que da Caixa Econômica Federal de Tocantinópolis Aidê Maria Pereira, que trouxe uma equipe composta por alguns funcionários da caixa e também o consultor na área da habitação senhor Adelcino. Em sua fala Aidê falou ao público explicando as ofertas de linha de crédito que o banco disponibiliza para os pequenos e micro-empresários, e falou sobre as facilidades de se conseguir um crédito para iniciar, ou aumentar seu próprio negócio.
O anfitrião do evento, prefeito Kleibson Belarmino também fez uso da palavra onde falou sobre a importância dos serviços do SEBRAE na Rua em Santa Terezinha. Durante sua fala o prefeito lembrou dos avanços que o município tem dado tem dado nas buscas pelas parcerias em função do desenvolvimento. Kleibson disse ainda: “Falando do desenvolvimento sustentável que é de suma importância temos nossos potenciais de investimento, nossos potenciais de geração de renda dentro da comunidade, não queremos esperar o desenvolvimento de fora para dentro e sim de dentro para fora, Santa Terezinha tem potencial de produção, tem pessoas capazes que podem desenvolver essas ações de produção de comercialização, temos que melhorar e ampliar o trabalho dos comerciantes do nosso município, temos que trabalhar para que os comerciantes tenham produtos, qualidade e preço baixo, para que a população não vá gastar seu salário fora da cidade, e sim investir aqui mesmo no nosso município, por isso esse trabalho e empenho do Sebrae desses parceiros que realmente estão trabalhando para capacitar, para dar cursos de empreendedorismo, curso de atendimento ao cliente e trabalho em equipe para que a nossa cidade possa ter essa competitividade”.
Sobre os cursos que serão ministrados o gestor falou sobre a globalização explicando que todos devem estar preparados para o mercado de trabalho. “Precisamos ter jovens capacitados que possam galgar espaço no mercado de trabalho, e para isso temos também iniciativas em parceria com o Senai, onde temos cursos de pedreiro, carpinteiro e corte e costura, temos parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado no programa Saberes da Terra, temos buscado diversas alternativas para fomentar produção em nosso município à capacitação dos jovens”. Disse Kleibson.
No término de seu discurso o prefeito disse: “Temos um grande potencial em Santa Terezinha, e isso nos tornará referencia principalmente na produção de leite, temos que trabalhar com os pequenos produtores e trazer renda quinzenal e mensal para esses produtores, precisamos acreditar no nosso potencial, o diferencial está dentro de nós”. Finalizou.