O livro reúne uma coletânea de contos, escrito com uma linguagem agradável, leve e atraente. A obra poderá servir de apoio pedagógico, porque traz temas populares e aborda fragmentos geográficos e históricos reais, como as expedições dos Bandeirantes no Tocantins e extração do látex no Acre.
O curioso é que os personagens protagonistas do livro são batizados com nomes de ícones da Filosofia, uma junção da realidade com a ficção, visando estimular a leitura.
Claudius nasceu em Salvador (BA), é graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, cursou Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Orientação Educacional pela Faculdade Cândido Mendes e Planejamento e Prática de Ensino pela Faculdade Negro de Ibicaraí (BA).
O autor veio para o Tocantins em 2002, é servidor concursado, atuou como professor e atualmente integra a equipe da Superintendência de Gestão da Seduc.
"Empina-se pipa na terceira idade?"
Também lançará livro na Flit, Manoel Odir Rocha, na segunda-feira, 8, a partir das 19h. O livro reúne 8 contos, 20 crônicas e tem ilustrações da sua neta, Laís Rocha de Freitas, 9 anos. O prefácio é do escritor Mário Ribeiro Martins.
Odir Rocha é um mineiro que foi prefeito de Palmas e de Colinas. É médico pela Universidade Católica do Paraná. Em 1971 montou em Colinas um pequeno hospital. Foi secretário estadual da Administração e titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos Metropolitanos, além de ter sido secretário municipal de Cultura, da Saúde, entre outros cargos exercidos no poder público.
Os dissabores da vida pública não lhe tiraram o encanto da arte de pensar e escrever, e quando o tempo lhe foi favorável, passou a lançar livros. Hoje é o presidente da Academia Palmense de Letras e também é membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores e da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores da Regional Tocantins, além de integrar o Conselho de Cultura de Palmas.
São seis livros publicados: “Do amor à Terra”, lançado em 2002, “Auscultando a vida”, em 2006, “Terracanto”, em 2007, “Caminhada”, em 2008, e “Ipobaja”, em 2011. Odir Rocha explicou que “Empina-se pipa na terceira idade?”, que será lançado este ano, é um livro alegre, com pitadas de humor.
Secom/TO