Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Vereador Fernando Rezende Lança Campanha “Use Flores no Combate à Dengue”

Data do post: 17/11/2011 10:43:18 - Visualizações: (1397)

Os estragos causados pela dengue no Brasil já não são nenhuma novidade para a população. Uma nova variedade da doença foi recentemente descoberta em Palmas, o que aumenta ainda mais a preocupação e a necessidade da comunidade se mobilizar para combater os focos do mosquito transmissor da doença.

Campanha Use Flores         Com o objetivo de combater este mal, o vereador Fernando Rezende (DEM) lança na manhã desta quinta-feira , 17, acampanha “Use Flores no Combate à Dengue”, que utiliza uma nova arma contra o mosquito Aedes Aegypti. O lançamento acontece na Câmara Municipal onde o vereador explicará os detalhes do projeto.

        O parlamentar irá distribuir em todas as casas, órgãos públicos, empresas e em locais de grande concentração popular, material contendo sementes da plana “Crotalária”. A planta possui uma flor amarela, às vezes com listras vermelhas, que atrai as libélulas, predadoras naturais do mosquito. “Essa planta é mais uma ferramenta poderosa na guerra contra a dengue. Iremos distribuir mais de 30 mil kits contendo sementes da crotalária em toda cidade. Vale lembrar que é necessário que a comunidade continue combatendo os focos da dengue. Não basta apenas despejar a água dos recipientes, temos que lavá-los para exterminar os ovos que ficam mesmo após a eliminação da água parada”, enfatizou Rezende.

        De acordo com testes realizados com o plantio da crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, nota-se um aumento da população de libélulas, que põem seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes Aegypti. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive a do mosquito transmissor da dengue.

         Fernando Rezende disse que espera contar com a contribuição de entidades importantes como A Polícia Militar e o Exército Brasileiro para a distribuição do material e conscientização da população. “Temos dados que comprovam a eficácia da crotalária. Segundo as experiências realizadas no interior do Estado de São Paulo, houve uma redução de cerca de 50% dos índices de contágio da doença”, informou o parlamentar.

Fonte: Ascom/Gab. Fernando Rezende