Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Educadores Discutem Texto-base do Plano Estadual da Educação

Data do post: 13/05/2015 19:56:35 - Visualizações: (709)

Cerca de 400 educadores tocantinenses estão discutindo, nesta quarta-feira, 13, o texto-base do Plano Estadual da Educação (PEE), que irá vigorar no Tocantins nos próximos 10 anos.

Foto: Elias Oliveira/Seduc-TOOs delegados que participam das discussões foram escolhidos durante audiências públicas realizadas nas 13 Diretorias Regionais de Educação.

A divisão dos delegados foi feita conforme a estrutura base do documento,  que conta com sete eixos, sendo que o primeiro e o segundo traçam as metas e diretrizes para a educação básica; o terceiro trata da diversidade contemplando a educação do campo, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação prisional, educação ambiental e educação em direitos humanos. O quarto eixo versa sobre a educação profissional, superior e tecnológica; o eixo quinto, sobre a formação, valorização e carreira; o sexto sobre gestão democrática e qualidade da educação; e o sétimo eixo, sobre financiamento da educação.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Cicinato Mendes da Silva, a participação democrática dos educadores na elaboração do documento é a grande novidade que vai solidificar as bases da educação tocantinense.  “O debate tem sido muito enriquecedor e esse é um processo de discussão democrática, um processo inovador, que leva em consideração as contribuições dos municípios, dos profissionais das escolas publicas”, ressaltou.

Projeções

A pedagoga e especialista em atendimento educacional especializado, Simone Elpídia da Silva, éFoto: Elias Oliveira/Seduc-TO professora da Sala de Recurso Multifuncional da Escola Paroquial Cristo Rei, no município de Tocantinópolis, participando do eixo da diversidade. Para ela, existem alguns desafios a serem superados e que estão sendo contemplados no PEE. São várias as propostas novas, dentre elas, a garantia de expansão das salas de recursos multiprofissionais, o apoio com equipamentos e recursos para o desenvolvimento do nosso trabalho, assim como a expansão de políticas que atendam às especificidades dos diferentes públicos”, disse.

Participando do eixo da educação profissional, superior e tecnológica, Ítalo Costa Silveira, diretor de uma unidade escolar no município de Tocantinópolis, afirmou que existe uma grande expectativa com relação à educação profissional. “A meta é aumentar o número de vagas, melhorar a qualidade do curso ao longo dos próximos 10 anos”, apontou.

Já Marta Maria Pereira dos Santos, diretora da Escola Paroquial Luiz Augusto, de Araguaína, destacou o desejo de que o PEE possa ser cumprido na íntegra, ampliando o aprendizado na educação básica, que é o eixo do qual ela participa. “Estamos analisando as estratégias que vieram para nós, fizemos as mudanças necessárias, esperamos que amanhã, na plenária, elas sejam respeitadas e sejam votadas para serem colocadas em prática. O ensino integral é uma grande necessidade do nosso Estado, e precisamos que as escolas tenham estrutura física necessária para atender essas demandas, para que ocorra a inclusão na educação básica”, explicou.

Audiência

A audiência acontece na próxima quinta-feira, em Palmas, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na ocasião, será feito o debate geral em torno dos textos de cada um dos eixos do documento, ainda com a possibilidade de inclusão de novas informações. Por fim, o documento será enviado para ser votado na Assembleia Legislativa.

Fonte: Cláudio Paixão/Secom- TO