O Tocantins produziu na safra 2014 mais de 15 milhões de frutos de abacaxi em uma área de 1.675 hectares, em 2015 a previsão é um aumento de 221,82%, com a produção de mais de 48 milhões de frutos em 3.887 hectares, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de abril de 2015.
Como parte das ações do Governo Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), 128 propriedades produtoras serão visitadas entre os dias 19 e 21 de maio, no município de Bernardo Sayão, região noroeste do Estado, a 341 quilômetros de Palmas.
Na ocasião, os inspetores agropecuários da Agência farão o cadastramento das lavouras produtoras e notificarão os produtores rurais a procurarem o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para se inscreverem no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), necessário para a produção e comercialização das mesmas. “Prestaremos ainda, orientações sobre a importância de adquirem mudas com procedência e faremos o monitoramento da fusariose, principal praga que acomete a cultura”, disse o inspetor agropecuário da Adapec de Colinas, Aires Lúcio Trindade.
De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Fruticultura, Raimundo Agostinho Mariano, as atividades ocorrem rotineiramente em todo o Estado, mas estão sendo intensificada por causa da próxima safra, com a previsão do plantio para setembro. “Trabalhamos com a sanidade e inspeção da lavoura com o intuito de colaboramos com uma produção livre de doenças e pragas, e frutos de qualidade ao consumidor final”, disse.
Raimundo Agostinho disse ainda que os produtores devem ficar atentos em adquirem mudas de abacaxi de cultivares resistentes a fusariose e em empresas com registro no Renasem, que assegura a procedência.
Também estão envolvidos nas ações os inspetores agropecuários, Flávio Pozzedon e Fábio Fragoso.