Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Forma Novos Líderes de Grêmios Estudantis

Data do post: 21/05/2015 21:05:52 - Visualizações: (464)

Cerca de 500 estudantes secundaristas de 15 escolas estaduais de Palmas e região lotaram o auditório do Palácio Araguaia na tarde desta terça-feira, 19, para participar do Encontro para Formação de Líderes de Grêmios Estudantis, promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Seelj) e da Educação (Seduc).

Crédito fotos: Ascom/SeducA vice-governadora Cláudia Lélis abriu o evento, representando o governador Marcelo Miranda.Essa formação de novos líderes é primordial para inserção dos jovens na agenda positiva da comunidade escolar. É no grêmio estudantil que muito jovens descobrem sua vocação”, destacou a vice-governadora.

Também participaram da solenidade, o superintendente de Juventude da Seelj, Ricardo Ribeirinha, o secretário de Educação, Adão Francisco, o presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, George Brito, além do representante da União Brasileira dos Estudantes, Carlos Elias, do diretor de juventude da Seelj, Rivaldo Silva, do presidente do Grêmio estudantil do Colégio Dom Alano, Ricardo Vieira, e do presidente do Grêmio Estudantil da Associação dos Pais e amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas, Eurico Rodrigues de Oliveira.

Segundo o superintendente de Juventude da Seelj, Ricardo Ribeirinha, este é apenas o primeiro encontro de formação de líderes estudantis a ser realizado este ano no Estado. “A ação vai acontecer em todas as regiões do estado, com a participação de representantes dos 139 municípios tocantinenses. São mais de 190 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino, que anseiam por políticas públicas com foco no protagonismo juvenil. É um momento histórico para a construção de políticas públicas do Tocantins. A preocupação desse governo é construir e criar elos propositivos em prol da juventude tocantinense”, destacou.

Para o estudante da Escola Estadual Tiradentes, Wesley Cardoso, o encontro serviu para despertar o aluno a levantar voz e lutar por ações de interesse de toda a comunidade escolar. “Com certeza esses alunos vão pensar diferente depois dessa formação, vão querer desenvolver atividades voltadas à comunidade escolar e também para a sociedade. O legal dessa iniciativa é que envolve todas as escolas”, ressaltou.

Cartilha

Durante o encontro, os jovens receberam edições da Cartilha de Formação de Grêmio Estudantil e ainda participaram de formação com o gerente de Projetos e Programas da Seelj, Gustavo Gama, que explicou, passo a passo, sobre o processo de criação dos grêmios estudantis. “A cartilha aconselha o presidente e sua equipe, dá embasamento legal e sugestão de ações”, disse.

Durante a formação também aconteceram apresentações de experiências de sucesso com grêmios estudantis, palestra sobre o modelo do Estatuto do Grêmio Estudantil, com o gerente de mobilidade e articulação estudantil da Seelj, Felipe Albuquerque, além de mesa-redonda e debate entre os jovens com representantes das Secretarias da Educação e do Esporte, Lazer e Juventude e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), com a coordenação do diretor de juventude do Estado, Rivaldo Silva.

Fonte: Seelj - Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude do Tocantins