Com o objetivo estimular e facilitar o processo de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos pelos agricultores, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizará na próxima terça-feira, 26, no Projeto Manuel Alves, em Dianópolis, mais um Recolhimento Itinerante (RI) desse material.
A ação conta ainda com a parceria do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e da Central de recebimento de Silvanópolis.
O recolhimento itinerante consiste em uma ação periódica, realizada em regiões distantes das unidades de recebimento, que integram pequenos produtores, agricultores familiares, perímetros irrigados e assentamentos, cujo volume de utilização desses produtos ao longo do ano é relativamente pequeno. “Visto que cabe ao produtor fazer a devolução das embalagens vazias no local indicado na nota fiscal do produto, o projeto vem como um incentivo, pois aproxima os agricultores da Central de devolução”, destaca a inspetora agropecuária, Ingergleice Machado.
Após devolverem as embalagens vazias, os agricultores receberão o comprovante de devolução. Todo o material será encaminhado à central, e posteriormente recolhido pelo Instituto para destinação final, reciclagem ou incineração. “A mobilização diminui custo com descolamento para o agricultor, diminui risco para as saúde das pessoas e de contaminação ao meio ambiente, por isso, contamos com a participação de todos”, ressalta o presidente da Adapec, Humberto Camelo.
As embalagens vazias devem ser devolvidas junto com suas tampas e rótulos, até um ano, após a compra do produto. Se neste período sobrar produto na embalagem, o agricultor poderá entregá-la até seis meses após o vencimento da data de devolução.
Dados
Em 2014, o Tocantins ocupou a 5º posição no ranking nacional, que mede a evolução de recolhimento anual, ficando atrás somente de Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro e Pernambuco. No comparativo de 2013 e 2014 o crescimento foi de 44,1%, passando de 277.782 toneladas para 400.397 toneladas.
Recolhimento Itinerante
Desde que foi implantado no Tocantins, em 2013, o projeto de Recolhimento Itinerante (RI) já percorreu vários municípios do Estado e colaborou para retirar do meio ambiente, centenas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. No cronograma de ações previsto para o primeiro semestre, deste ano, o RI passará pelos seguintes municípios:
28/05 – Barrolândia
09/06 – Paraíso do Tocantins
09/06 - Buriti do Tocantins
10/06 - Axixá
11/06 – Miranorte
11/06 - Araguatins
12/06 - Tocantinópolis