O Comandante Geral da Polícia Militar – coronel PM Glauber de Oliveira Santos recebeu no início da tarde desta segunda-feira, 1º de junho, na sede do Comando Geral da PM, em Palmas, a visita do General de Divisão do Exército Brasileiro, Racine Pereira de Lima Filho - Comandante Militar do Planalto, acompanhado do Comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército – tenente coronel Cláudio Alexandre de Almeida Freitas, e de sua comitiva.
Por volta das 13h, o General e sua comitiva foram recepcionados pela Guarda do Quartel do Comando Geral, formada por militares da Unidade, e pelo Comandante Geral da PM acompanhado de oficiais da Instituição. Depois da recepção de boas vindas, as autoridades seguiram a pé para o gabinete do Comandante Geral – coronel Glauber, em continuidade à visitação. O chefe do Estado Maior da PM – coronel Edvan de Jesus Silva também acompanhou o momento.
O estado do Tocantins faz parte da área do Comando Militar do Planalto, que compreende o Distrito Federal, estado de Goiás, e região do Triângulo Mineiro. A visita de cortesia tem como objetivo principal estreitar ainda mais o forte laço existente entre as instituições e fomentar parcerias. “Tanto a Polícia Militar do Tocantins quanto o Exército Brasileiro são instituições que caminham juntas e assim vamos continuar, nós sabemos que nosso objetivo maior é o bem estar da população brasileira, e seguramente vamos continuar trabalhando de uma forma articulada, buscando o bem comum”, esclareceu o Comandante Militar do Planalto em suas palavras.
Durante o encontro o Comandante da PM apresentou ao General do Exército a estrutura de funcionamento da Polícia Militar no Tocantins e as particularidades da instituição. Na oportunidade General Racine recebeu das mãos do coronel Glauber um kit de boas-vindas com CD’s e livros regionais, como forma de agradecimento pela visita. O comandante Geral da PM destaca: “o encontro renova nossos ânimos e fortalece os valores da instituição como a hierarquia, a disciplina e o patriotismo. Além de nos fazer refletir sobre o papel do Exército e sua importante contribuição para a segurança do Tocantins e do Brasil”.
A relação entre PM e Exército é instituída pela Constituição Federal, que em seu artigo 144 estabelece para fins de organização, a Polícia Militar nos estados como forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro, integrando o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil. Além do Quartel do 22º Batalhão de Infantaria do EB e da Polícia Militar, General Racine visitou também o Governador Marcelo Miranda e encerra a visitação na Secretaria De Segurança Pública no Tocantins.
Integrantes da Comitiva do Exército:
General de Divisão do Exército Brasileiro, Racine Pereira de Lima Filho - Comandante Militar do Planalto;
Comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército – tenente coronel Cláudio Alexandre de Almeida Freitas;
Major Cláudio Augusto de Fassio Morgero;
Major Gustavo Queiroz de Oliveira;
Major Anderson Ramos Marques;
2º Tenente Marília Anunciada Pessoa Lacombe.