Dos 79 condutores, 34 já recuperaram o documento; um segue detido. Blitz foi realizada em apenas uma noite após show sertanejo, na BR-452.
Os motoristas que foram flagrados dirigindo embriagados em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-452, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, foram até o posto da corporação nesta segunda-feira (1º) para resgatar os documentos apreendidos. A operação, realizada durante um show sertanejo, flagrou 79 pessoas bêbadas ao volante. Destas, 34 já recuperaram as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) até esta tarde.
Segundo a PRF, foi a maior apreensão de CNHs em todo o estado em apenas uma noite. Dos flagrados alcoolizados, 18 foram presos. Os agentes informaram que 17 condutores já pagaram fiança no valor de um salário mínimo e deixaram a delegacia. Um dos condutores, que não possuía o dinheiro, foi transferido para a Casa de Prisão Provisória (CPP) da cidade.
"Foram cerca de seis horas de operação e, das 800 pessoas submetidas ao teste, 10% desse número foi constatado o uso de álcool durante a condução de seu veículo", revelou o agente da PRF Fábio Losi.
Segundo o assessor de comunicação da PRF em Goiás, Newton Morais, um homem de 45 anos, que teve o documento apreendido na blitz, foi na manhã de domingo tentar reaver a CNH, mas confessou que havia bebido mais.
"Ele foi autuado às 1h25 e foi ao posto às 11 horas. Porém, ele foi dirigindo o próprio veículo e se recusou a fazer o teste do bafômetro para reaver a CNH, alegando que nesse intervalo também havia ingerido bebida alcoólica. Como também estava dirigindo sem a CNH, ele foi multado duas vezes", diz assessor .
Ainda de acordo com Morais, quando o condutor é flagrado dirigindo bêbado mais de uma vez em um ano, a multa, que é de R$ 1.915,00, dobra de valor. No caso do motorista, outra pessoa teve que ir ao posto e levar o carro embora.
Deboche
Um motorista usou de ironia para falar sobre a infração que havia acabado de receber. "Eu pago a multa, eu tenho carro, eu trabalho e ganho mais de R$ 20 mil por mês. Posso pagar qualquer multa", disse.
No entanto, como o índice dele foi de 0,84 miligramas de álcool por litro de ar expelido, ele foi detido - o máximo para não ser preso é 0,3 miligramas.
Outro condutor embriagado foi flagrado logo após sair da festa e mal conseguia ficar em pé para responder às perguntas do policial. Apresentando também dificuldades até para ficar acordado, ele foi levado para a delegacia de Rio Verde.