Instituições financeiras foram impedidas de funcionar por 1h30, em Catalão. Desde o início do ano, órgão já fez 80 autuações, totalizando R$ 3 milhões.
A Superintendência Estadual de Proteção aos Direitos do Consumidos (Procon-GO) interditou cinco agências bancárias de Catalão, no sudeste de Goiás, por demora no atendimento dos clientes. O órgão já vinha autuando as instituições financeiras há cinco meses, mas como não melhoraram o atendimento, foram impedidas de funcionar durante 1h30.
O Procon informou que, desde o início do ano, já foram feitas 80 autuações nas agências, totalizando R$ 3 milhões em multas. “A lei fala em 20 minutos para que o consumidor seja atendido, mas o atendimento é feito após 1h, 1h30. Isso é comum na nossa região, então, precisamos que a lei seja cumprida”, disse o diretor do Procon em Catalão, Cassicley Costa.
Além das autuações na sexta-feira (29), o Procon protocolou uma ação junto ao Poder Judiciário para que as falhas nos atendimentos sejam corrigidas. “Queremos que os bancos que estão em débito com o consumidor, sejam impedidos de vender novos produtos financeiros, como, por exemplo, abrir novas contas ou celebrar novos convênios”, disse o diretor.
O órgão disse ainda que outras interdições não estão descartadas. Caso as agências não melhorem o serviço, os bancos poderão ser fechados por períodos ainda maiores. As instituições financeiras informaram que vão atender as exigências do Procon.