O secretário Estadual do Esporte, Lazer e Juventude, Salim Mihomem, participou do lançamento oficial dos editais de seleção de profissionais e estudantes voluntários para trabalharem nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira, 2, na Secretaria Extraordinária dos Jogos, em Palmas. O Governo do Estado, por meio da Seelj, é parceiro na realização do evento.
Segundo o secretário extraordinário dos Jogos, Hector Franco, cerca de 450 voluntários serão selecionados para trabalhar no evento mundial, a ser realizado na Capital, de 23 de outubro a 1º de novembro. A Prefeitura de Palmas já disponibilizou edital com 90 vagas. As inscrições poderão ser realizadas pelo site dos JMI (www.jogosmundiaisindigenas.com/voluntarios) até 31 de julho de 2015.
Os demais profissionais serão selecionados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ulbra e Faculdade Católica do Tocantins, que abrirão vaga para estudantes e professores em editais específicos de cada instituição.
Os Jogos devem reunir 24 etnias brasileiras, além de indígenas de mais de 20 países, totalizando 2.500 atletas. Durante o evento, serão disputados esportes ocidentais, como futebol, e esportes indígenas, que se dividem entre jogos demonstrativos e nativos de integração.